Cidades

Prefeitura e GEA se unem para dar assistência às vítimas das e

Defesa Civil faz mapeamento das áreas de risco; a Setrap garantirá a manutenção das estradas



 

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Amapá (Cedec) e a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) já estão dando apoio ao plano de contingência elaborado pela Prefeitura de Macapá (PMM) para possíveis transtornos causados pelas cheias oriundas das fortes chuvas que estão caindo na capital e nos municípios durante as próximas semanas.

O secretário executivo da Defesa Civil Estadual, tenente coronel Janary Picanço, contou que as ações serão desenvolvidas em conjunto com a PMM. Segundo ele, todo o efetivo do Corpo de Bombeiros do Estado (CBM/AP) dos quarteis de Macapá e Santana também dará ajuda para as atividades realizadas. “Estamos montando um posto dentro do Comando Geral do CBM para facilitar a comunicação e concentrar as ações principalmente nas áreas de risco”, destacou Picanço.

A SIMS dará suporte às famílias que precisarem de cestas básicas, kits de medicamentos e humanitários. “Assistentes sociais estarão presentes para dar apoio e fazer o acompanhamento das famílias que necessitarem de amparo. Em situações mais estremas entraremos com suporte do aluguel social”, relatou a secretária adjunta da Política de Assistência, Patrícia Silva.

A Defesa Civil também realiza um mapeamento das áreas de risco, identificando o nível máximo dos rios e alertando para que as pessoas permaneçam em suas casas. Já a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) ficará responsável em garantir a manutenção das estradas, rodovias e pontes do interior do Estado. “Estamos dando o suporte e manutenção para garantir a trafegabilidade nas estradas. Estaremos presentes nos deveres que são da responsabilidade da secretaria”, afirmou o secretário de Estado dos Transportes, Odival Monterrozo.

O secretário executivo da Defesa Civil Estadual, tenente coronel Janary Picanço ressaltou que o governo tem dado total apoio nos sinistros registrados este ano. No caso do distrito macapaense do Bailique, onde mais de 40 famílias foram atingidas pelo fenômeno chamado de “terras caídas”, o governador Waldez Góes autorizou a intervenção da Defesa Civil e da estrutura do Governo do Estado do Amapá para oferecer assistência e infraestrutura. O chefe do Executivo também solicitou a participação direta de secretarias de Estado.

As famílias atingidas nas enchentes dos municípios de Pedra Branca, Serra do Navio, Porto Grande e Ferreira Gomes já têm recebido auxílio da SIMS. A Defesa Civil continua a monitorar os rios nos municípios.


Deixe seu comentário


Publicidade