Cidades

Prefeitura lança campanha para eliminar lixeiras viciadas na capital

A campanha intitulada “Ei mano, joga teu lixo no contêiner”, iniciou no último sábado (17) e vai distribuir 47 contêineres em diversos pontos de Macapá


Lana Caroline
Da Redação

 

Para conscientizar a população e pôr fim às lixeiras viciadas, que provocam sujeira e vários transtornos na cidade, a Prefeitura de Macapá lançou no sábado (17) a campanha “Ei mano, joga teu lixo no contêiner”, e instalou contêineres em pontos específicos mapeados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana.

“Fizemos um mapeamento de pontos que encontramos muitas lixeiras viciadas e muitas delas continham lixo doméstico, que, ao invés de serem colocados em lugares apropriados, eram despejados em via pública, o que causava uma sujeira muito grande, odores fortes e até problemas de saúde à população. Então resolvemos utilizar os contêineres para combater essas lixeiras viciadas”, afirmou o secretário da pasta, Jean Patrick Farias.

Ao todo, 23 contêineres foram instalados em diversos pontos da cidade. As caixas estavam em desuso e foram revitalizadas pela gestão municipal. A proposta, além de combater as lixeiras ilegais, é obter a colaboração da população na hora de fazer o descarte correto, evitando assim que animais rasguem os sacos de lixo e espalhem o material pela rua. Até o fim da semana serão distribuídos todos os 47 contêineres direcionados para esta ação.

“Em questão dos conjuntos habitacionais, todos irão receber esse contêiner para que haja uma organização em todos esses lugares”, afirmou o secretário.

A Prefeitura orienta os munícipes a utilizar os contêineres somente para descarte de lixo domiciliar. Não será permitido o despejo de caroços de açaí, restos de materiais de construção, carcaças de eletroeletrônicos ou qualquer outro resíduo considerado entulho.

“É bom deixar claro para a população que esses contêineres são para o lixo domiciliar, pois a pessoa, muitas vezes, não tem onde descartar esse lixo e acaba colocando em via pública”, pontuou Jean Patrick.

Diariamente são coletadas cerca de 300 toneladas de lixo domiciliar e 80 toneladas de entulhos (limpeza urbana). Quando o munícipe utiliza a lixeira ou um contêiner para jogar seu lixo, ele pratica uma ação de cidadania e de cuidado com a cidade.


Deixe seu comentário


Publicidade