Cidades

Prefeitura promove abordagens sobre violação de direitos de crianças e adolescentes no complexo Beira Rio

Equipes de assistentes sociais, educadores e psicólogos da secretaria abordaram o público sobre a importância do enfrentamento ao trabalho infantil.


A Prefeitura Macapá realizou, na quinta-feira, 22, uma ação educativa de combate às violações de direitos contra crianças e adolescentes. A abordagem, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), aproveitou o grande fluxo de pessoas que transitam pelo complexo Beira Rio para conscientizar a população.

 

Equipes de assistentes sociais, educadores e psicólogos da secretaria abordaram o público sobre a importância do enfrentamento ao trabalho infantil. Na ocasião, também foram identificados possíveis casos de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

 


De acordo com o titular da Semast, Lucas Abrahão, que acompanhou a abordagem, as ações de conscientização servem para sensibilizar o público acerca de questões específicas, como o trabalho infantil e crianças e adolescentes em situação mendicância ou negligência, por exemplo. “A equipe de abordagem manteve o foco, principalmente, no entorno do complexo Beira Rio em relação ao trabalho infantil. Muitas vezes, são identificadas crianças ou adolescentes submetidos à situação de trabalho infantil. Conseguimos fazer esse trabalho bem articulado na rede socioassistencial e no sistema de garantias de direitos. A ação de hoje, além de sensibilizar as famílias, coíbe os comerciantes desse tipo de prática”, disse.

 


A assistente social Andréia Jordany reforçou que a equipe é vinculada ao serviço dos Centros Especializados de Assistência Social (Creas). “A gente considera que o enfrentamento a essa problemática não se dá isoladamente, mas integrada, para nós conseguirmos superar essa violação de direito que é muito grave. Aqui conseguimos identificar possíveis casos de negligência, trabalho infantil e vulnerabilidade social para realizar acompanhamento no Serviço de Atendimento à Família nos Centros de Referência da Assistência Social, além de reforçar a Campanha Não ao Trabalho Infantil na Cadeia Produtiva”, explicou.

 

Para o comerciante Antônio Lima, é importante que os pais se preocupem com a educação dos filhos. “Essas orientações são importantes para toda a população. Encontramos muitas crianças sozinhas, vulneráveis aos vários tipos de violência. Lugar de criança é na escola e não na rua. Se os pais tivessem essa consciência, o mundo seria diferente”, afirmou. A abordagem contou com o apoio do Conselho Tutelar Zona Norte e Comissariado da Justiçado Amapá.

Fotos: Max Renê


Deixe seu comentário


Publicidade