Cidades

Prefeitura promove festa junina para grupo de idosos da Unidad

Foi organizada pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Estratégia Saúde da Família (ESF)



 

Com muito forró no pé, o grupo de idosos “Viva Melhor” teve uma manhã especial com muita diversão, interação, música e comidas típicas para animar a programação realizada pela Prefeitura de Macapá. Toda a festa foi organizada pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Estratégia Saúde da Família (ESF), que teve como objetivo promover lazer, cultura e estimular uma vida ativa e comunitária nesse público, além de deixá-los mais próximos dos profissionais de saúde.

A coordenadora da equipe 007 do Nasf, Adriana Carneiro, enfatizou a importância das atividades direcionadas para a terceira idade. “Promovemos a socialização entre nossos idosos. Dentro do grupo trabalhamos a parte física, mental e emocional, e essas atividades aproximam e facilitam o vínculo de confiança que eles criam com os nossos profissionais”.

Dentro da política da pessoa idosa, é importante trabalhar a questão da cultura e do lazer. A dona de casa Doralice Amorim é cardiopata e frequenta o grupo há três anos e conta sobre os avanços que teve desde que começou a fazer parte do grupo. “Eu cheguei aqui com pressão alta, diabetes, e tantos outros problemas de saúde. Mas, desde que comecei a frequentar o grupo, minha vida mudou completamente. Lembro que no início caminhava cinco minutos e sentia que meu coração ia sair pela boca. Hoje caminho trinta minutos diariamente e sinto disposição para qualquer atividade”.

Os benefícios são inúmeros, e o aposentado Raimundo Pestana, de 88 anos, sabe bem disso. Ele sofre de artrose e realiza acompanhamento com fisioterapeuta da equipe. “Eu mal podia caminhar e hoje, além de conseguir dançar, comemoro as amizades que fiz aqui e a atenção que eu recebo de todos os profissionais”.

O “Viva Melhor” possui cerca de 50 participantes, que se reúnem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h, na Unidade Básica de Saúde São Pedro, no bairro Beirol, e está aberto para novos participantes que queiram ter mais qualidade de vida.


Deixe seu comentário


Publicidade