Cidades

Prefeitura realiza escuta com crianças para construção do Plano Municipal pela Primeira Infância

Atividade faz parte do Plano de Ação Municipal, elaborado com base nos eixos do Selo Unicef.


 

Visando a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), a Prefeitura de Macapá realizou uma atividade lúdica com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Luzia Costa da Silva, localizada no bairro Coração. Durante esta terça-feira (25), os estudantes participaram de palestras e por meio da contação de histórias com fantoches, aprenderam sobre a importância da vacinação para a proteção da vida.

 

A atividade faz parte do Plano de Ação Municipal, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com base nos eixos sugeridos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que foram abordados durante o 1º Fórum Comunitário do selo Unicef, em junho deste ano.

 

 

De acordo com a coordenadora municipal de Saúde Mental de Macapá, Luana Nunes, o objetivo foi promover uma escuta ativa dos alunos. A iniciativa é uma das etapas exigidas pelo Selo Unicef para que o Município receba o reconhecimento pelo desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção e consolidação dos direitos das crianças e adolescentes.

 

“Quando a gente pensa em construir um Plano Municipal pela Primeira Infância, em elaborar as diretrizes para o futuro, do que é garantido para eles, temos que considerar o direito de ser ouvido. Por isso, é importante irmos ao encontro dessas crianças e escutar elas. Hoje, trabalhamos a parte do lúdico, falamos sobre a história da vacina, o que as elas cuidam e o porquê são importantes”, explica.

 

 

Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI)

O PMPI é um plano de Estado, intersetorial, que visa o atendimento aos direitos das crianças na primeira infância (até os seis anos de idade). O objetivo é articular diferentes setores da administração municipal para estabelecer metas e complementar suas ações para cumprir o dever de garantia dos direitos das crianças.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade