Cidades

Presidente da CEA assegura que ‘apagões’ em Macapá estão próxi

Ângelo Carmo diz que investimentos que não foram feitos em duas décadas estão sendo realizados agora no Amapá


O presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Ângelo do Carmo, garantiu na manhã desta quarta-feira, 24, no programa LuizMeloEntrevista (Diário 90.9FM), que os apagões que estão ocorrendo em Macapá “estão perto do fim”. Segundo ele, a conclusão dos serviços de interligação ao Sistema Integrado Nacional (SIN), cuja previsão é até o final de julho, vai resolver grande parte do problema.

“Paralelamente à interligação já estamos fazendo todos os levantamentos para fazermos os investimentos necessários na rede de distribuição, que está quase na totalidade comprometida exatamente por falta de investimentos”, aditou.

De acordo com Ângelo do Carmo, desde que assumiu a presidência da CEA, em 2014, ele teve que fazer opção para construir a rede específica para realizar a interligação ao sistema nacional. “Tivemos que optar pela rede para interligar o Amapá ao SIN, por ser a garantia de termos uma energia mais limpa e de qualidade. A partir de agora estamos trabalhando para melhorar a rede de distribuição, inclusive com uma equipe técnica fazendo estudos nesse sentido”, revelou.

Questionado sobre informações de que a gestão anterior deixou dinheiro suficiente em caixa para manutenção e ampliação da rede de distribuição, o presidente da CEA reagiu: “Quando cheguei aqui, em 2014 não tinha nenhum dinheiro em caixa, só dívidas, e tivemos que fazer um trabalho muito eficiente para colocarmos tudo (os pagamentos) em dia. O único dinheiro que encontrei era para pagar a Eletrobras, o que foi feito, por se tratar de recursos ‘carimbados’, isto é, liberados pela Caixa Econômica Federal (CEF) especificamente para esse fim. Hoje as finanças da CEA estão saneadas, e já estamos muito perto de conseguirmos a concessão, o que vai representar a garantia de que temos uma concessionária solidificada, firme e saneada, porque até então estamos trabalhando com uma autorização, pelo fato da Companhia não ter preenchido, até então, os requisitos para a obtenção da concessão”.
 
Oscilações de energia
As quedas sistemáticas de energia elétrica que acontece em toda a Capital, segundo Ângelo, têm como causas principais a sobrecarga em transformadores e a própria fragilidade da rede de distribuição: “Para evitar que isso continue ocorrendo, já estamos colocando mais transformadores em Santana e Macapá, e já estamos avançando na construção da Estação de São José, o que vai resolver o problema. Não podemos esquecer que, mesmo com o crescimento populacional e, consequentemente, do número de domicílios, a energia elétrica oferecida hoje pela CEA tem bem mais qualidade que no passado, e isso se deve ao trabalho que estamos executando”.

O presidente da CEA explicou também, que a ‘velocidade’ dos serviços de interligação ao sistema nacional já permitiria, hoje, que o Amapá estivesse totalmente interligado, o que só não foi possível por causa de problemas estruturais: “Lamentavelmente tivemos problemas com quatro estruturas vitais ao sistema, o que nos forçou a fazer as substituições, mas isso demanda tempo. De qualquer maneira, hoje Macapá já está totalmente interligada, sendo que os restantes 40% ainda dependem da energia térmica. Até o final de julho as máquinas térmicas restantes serão desativadas em decorrência da interligação, mas elas não serão esquecidas, pois ficarão de reserva para suprir as necessidades se eventualmente acontecer algum problema no sistema nacional”.


Deixe seu comentário


Publicidade