Presidente da ONG Carlos Daniel alerta sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
Os tipos mais comuns de câncer entre crianças e adolescentes são leucemia, linfomas e retinoblastomas (câncer ocular).

Lana Caroline
Da Redação
Neste mês de setembro, além da campanha contra o suicídio, também existe a campanha ‘Setembro Dourado’, que busca conscientizar a população sobre o câncer infantojuvenil, e a ONG Carlos Daniel, em parceria com Governo do Amapá, realiza uma campanha para chamar a atenção sobre importância do acompanhamento pediátrico de rotina e o diagnóstico precoce da doença nos pequenos.
“A cor dourada foi escolhido porque a vida das crianças valem ouro. O Setembro Dourado veio para trabalhar a necessidade do diagnóstico precoce do câncer infantil, e com o nosso trabalho, hoje a ONG pertence a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), conhecida mundialmente”, disse o presidente da ONG Carlos Daniel, Agenilson Silva, em entrevista ao programa radiofônico Café com Notícia (Diário 90,9 FM), nesta quinta-feira (16).
A ONG Carlos Daniel é uma das 49 instituições parceiras da CONIACC, e através da confederação, já possui diversos materiais informativos como folders, cartazes, além do apoio em todo o Brasil. “É importante que os pais fiquem atentos para que leve ao diagnóstico precoce. É importante você conhecer os sintomas. Não precisa ser da área da saúde, vocês pais ou professores, se perceberem que aquela criança está com uma roxura, íngua, sangramento, devem fazer ir ao médico. A maior arma contra o câncer é a informação. Com a informação você chega ao lugar certo”, informou o presidente da ONG.
A ONG tem 6 anos de atuação e foi fundada após Agenilson perder seu filho, Carlos Daniel, de 7 anos, em decorrência de um câncer.
Atualmente, cerca de 50 crianças amapaenses fazem tratamento contra a doença com o apoio do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD) e da Ong Carlos Daniel. Os tipos mais comuns de câncer entre crianças e adolescentes são leucemia, linfomas e retinoblastomas (câncer ocular).
Sintomas
Os principais sintomas que os pais ou responsáveis devem ficar alerta são: perda de peso contínua e inexplicável; dores de cabeça com vômito pela manhã; aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações; protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local; desenvolvimento de uma aparência esbranquiçada na pupila do olho ou mudanças repentinas na visão; febres recorrentes não causadas por infecções; hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos; e palidez perceptível ou cansaço prolongado.
Deixe seu comentário
Publicidade

