Cidades

Presidente de Comissão da OAB-AP fala de providências contra Golpe do Falso Advogado

Mauro Vieira cita grupo de trabalho envolvendo Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público, Justiça Estadual e a própria OAB; Ouvidoria também está sendo criada


 

Douglas Lima
Editor

 

O advogado Mauro Vieira revelou na manhã desta terça-feira, 28, que já existe um grupo de trabalho no Amapá, envolvendo pelo menos duas unidades das forças de segurança do estado, o Poder Judiciário e a Secção local da OAB para combater o Golpe do Falso Advogado, prática criminosa que está disseminada no país.

 

A revelação do causídico Mauro Vieira foi feita no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), cujo âncora conseguiu se livrar do Golpe do Falso Advogado, observando pequenos detalhes na conversa que teve com o fraudador, como por exemplo o pedido de dinheiro para pagamento imediato da primeira parcela de dívida, em código de barras ou pelo PIX.

 

 

Mauro, que preside a Comissão de Combate ao Golpe do Falso Advogado da OAB-AP, afirmou que tudo na fraude é verdadeiro, porque os procedimentos são em cima de processos judiciais reais que, em regra geral, com raras exceções, são públicos. “A única coisa falsa é o próprio golpista, que se aproveita da relação de confiança entre o advogado e o cliente, para agir”, constatou o presidente.

 

O entrevistado revelou que o grupo de trabalho antigolpe é composto no Amapá pela Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público, Justiça Estadual e a própria OAB-AP. Mauro Vieira informou também que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados atua em Brasília para que o Conselho Nacional de Justiça venha a baixar normas de enfrentamento ao golpe para vigorar em todo o país.

 

 

Mauro Vieira orientou que caso a pessoa sinta que está sendo alvo para o Golpe do Falso Advogado, a primeira coisa a fazer é registrar ocorrência na polícia sem apagar as provas no telefone celular. Para também atuar mais ativamente na questão, a OAB-AP criará uma Ouvidoria exclusivamente para o assunto.

 


Deixe seu comentário


Publicidade