Presidente do Conselho Regional de Medicina tira dúvidas sobre o Covid-19
Dr. Eduardo Monteiro esteve nesta sexta-feira, 20, no programa Luiz Melo Entrevista, esclarecendo eventuais dúvidas sobre o coronavírus

Marcella Palheta
Da Redação
O médico Eduardo Monteiro, Presidente do Conselho Regional de Medicina, explicou, no programa Luiz Melo Entrevista, que não são todas as pessoas que correm risco ao contrair o coronavírus, na maioria dos casos de risco os pacientes apresentaram doenças crônicas, dentre as quais: hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, diabetes e doenças pulmonares crônicas, como a asma. Os casos mais preocupantes são os de idosos acima de 65 anos, portadores de alguma dessas condições, pois desenvolvem insuficiência respiratória ao contrair o vírus e precisam de internação com cuidado intensivo.
“Antes do decreto no Amapá, o Conselho Regional de Medicina mandou uma nota pedindo para que fossem suspensas consultas e cirurgias eletivas. Isso se faz necessário pois, precisaremos de mais leitos de UTI”, explica o Doutor e diz que as medidas no decreto, como a do isolamento social são extremamente importantes. Não só o isolamento, como também a constante higienização do corpo e de objetos pessoais. Lavar as mãos com frequência, usar álcool 70 e, caso seja preciso sair de casa, observar a distância de aproximadamente 1m de outras pessoas, para que se evite o contato físico. São medidas importantes pra combater a propagação do vírus.
“As pessoas com resfriado comum devem ficar em casa e utilizar máscara e não ter contato com crianças, pois são vetores. Não desenvolvem de forma grave, mas transmitem.” O médico explica que, nesse momento, as crianças não devem sair de casa. Também instruiu que os únicos produtos de limpeza eficientes contra o vírus são o álcool 70 e sabão. “Qualquer tipo de sabão ou sabonete que tiver em casa é eficaz contra o vírus na superfície da pele”, explica.
O ministério da saúde elaborou nota com o intuito de instruir as farmácias de manipulação, que terão de produzir álcool 70. “O álcool caseiro não é eficaz. O produto vendido tem um Ph de estabilização, não pode ser ácido nem alcalino. Em casa não se pode inferir o Ph do produto. O médico também comentou que o Ibuprofeno NÃO É recomendado em casos de suspeita do Corona vírus, por ter a capacidade de aumentar a multiplicação do vírus e desmentiu o boato de que a Vitamina D protege contra o novo COVID-19.
Deixe seu comentário
Publicidade
