Cidades

Primeira etapa de reforma do Centro de Atenção Psicossocial é entregue, em Macapá

Unidade conta agora com área de convivência com piscina, refeitório, salas administrativas e auditório, proporcionando melhor atendimento aos pacientes atendidos no Caps Gentileza


 

O Governo do Estado entregou na segunda-feira, 11, a primeira etapa de reforma e ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Gentileza (Caps). A unidade conta agora com uma nova área de convivência com piscina, refeitório, salas administrativas e auditório, contribuindo diretamente para o bem-estar emocional e psicológico dos pacientes.

 

O espaço, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), recebeu emenda parlamentar da deputada federal Goreth Sousa para construção, e garante mais eficiência na aplicação das terapias desenvolvidas para pacientes que necessitam de assistência psicossocial.

 

 

“É importante termos parlamentares engajados com pautas relacionadas ao desenvolvimento da saúde pública da Amazônia, por todas as dificuldades e desafios que enfrentamos regionalmente. Essa entrega é o primeiro passo de uma agenda muito proativa que está sendo desenvolvida para a assistência psicossocial aqui, no estado do Amapá”, destacou o governador do Amapá em exercício, Teles Júnior.

 

O processo terapêutico não se limita apenas à infraestrutura física, mas também envolve práticas de escuta ativa, acolhimento, e ações em grupo, fundamentais para a construção de uma relação de cuidado mais efetiva, como afirma a secretária de Estado da Saúde, Nair Mota.

 

 

“O Caps desempenha um papel fundamental na assistência às políticas de saúde mental. Esse é um momento único para todos, reafirmando o comprometimento da gestão com a saúde pública”, enfatizou a secretária.

 

Os novos ambientes humanizados desempenham um papel fundamental no tratamento dos usuários, contribuindo diretamente para o bem-estar emocional e psicológico dos pacientes.

 

 

“A saúde também é uma das minhas pautas prioritárias. Agradeço ao Governo do Estado por todas as tratativas que tivemos até chegar a esse resultado, um ambiente totalmente reestruturado e focado em atender os pacientes cadastrados no Centro de Atenção Psicossocial Gentileza com humanização, eficiência, qualidade e bem-estar”, frisou a deputada federal, Goreth Sousa.

 

Caps Gentileza

O Caps Gentileza é referência em tratamento para pacientes a partir de 18 anos que sofrem de transtorno mental severo e persistente. A unidade localizada na rua Marcílio Dias, no bairro Jesus de Nazaré, possui atualmente mais de 8 mil usuários cadastrados.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade