Cidades

Procon oferece ferramenta para agilizar diálogo entre empresas e consumidores

Objetivo é reduzir o tempo entre a reclamação e a solução para as demandas apontadas pelas pessoas que procuram o órgão.


O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) trabalha para reduzir o tempo entre a reclamação e a solução para as demandas apontadas pelas pessoas que procuram o órgão. Pensando nisso, a autarquia começou a utilizar a Carta de Informação Preliminar Eletrônica (CIP Eletrônica).

Trata-se de um documento que o Procon encaminha para o fornecedor, solicitando providências para solucionar o problema, antes de ser instaurado o efetivo processo administrativo, dando oportunidade para que o fornecedor seja notificado eletronicamente e, neste ambiente, esclareça a demanda do consumidor. O prazo de resposta das empresas participantes ao consumidor será de 10 dias.

A ferramenta é oferecida pelo Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec). Empresários interessados em aderir à CIP Eletrônica devem entrar em contato com o Procon através do email cartorio@procon.ap.gov.br ou dos telefones 3312-1021 e 3312-1022.

Com a ativação deste recurso, tão logo a carta seja respondida eletronicamente pelo fornecedor, ela é automaticamente disponibilizada no Sindec, sendo possível a sua visualização pelo Procon e pelo consumidor.

A ferramenta está disponível a todo e qualquer fornecedor interessado em atender o consumidor de forma mais rápida.

“Garantimos que este novo instrumento trará vantagens ao Procon, aos consumidores e aos fornecedores. Já estivemos visitando alguns empresários, com o objetivo de convencê-los sobre a necessidade de implementação.  Na semana que vem, estaremos reunindo com a Companhia de Eletricidade do Amapá e com os hipermercados, além de outros fornecedores”, afirmou o diretor-presidente do Procon/AP, Eliton Franco.


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