Cidades

Procura pela vacina contra HPV é baixa em Macapá e preocupa especialistas

Disponível em toda a rede pública de saúde, vacina é disponibilizada para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.


Responsável pela unidade de vacinação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Perpétuo Socorro, em Macapá, a técnica em enfermagem Liliane França reclamou da pouca procura pela vacinação contra HPV. Ela fez um apelo no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) para que pais e responsáveis levem os filhos para serem imunizados e explicou que a vacina é disponibilizada para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação se reveste de maior importância ainda por conta de levantamento oficial que revela que mais da metade dos jovens brasileiros entre 16 e 25 anos possuem algum tipo de HPV. E, em 38,4% deles, tratam-se do subtipos de alto risco, mais associados a câncer.

 

Prevenção

A vacina contra o HPV, ou papiloma vírus humano, é dada em forma de injeção e tem como função prevenir doenças causadas por este vírus, como lesões pré-cancerosas, câncer do colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais. Esta vacina pode ser tomada no posto de saúde e clínicas particulares, mas também é oferecida pelo SUS nos postos de saúde e em campanhas de vacinação nas escolas.

Oferecida pelo SUS, a vacina protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Após a toma da vacina o corpo produz os anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença, ficando protegida.


Deixe seu comentário


Publicidade