Cidades

Procurador Rodrigo Janot vai à França buscar informações sobre

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, viajou para Paris a fim de obter informações com autoridades francesas sobre contas de brasileiros no caso Swissleaks, como ficou conhecido o vazamento de dados bancários do banco HSBC em Genebra.



 

Os dados do Swissleaks foram vazados pr um funcionário do banco e são analisados por um grupo de jornalistas do mundo inteiro, chamado de Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). Desde fevereiro, o consórcio começou a divulgar as informações segundo as quais o HSBC teria ajudado clientes a esconder bilhões de dólares no país europeu entre 2006 e 2007. Há 8.000 correntistas brasileiros na agência.

A Receita Federal já analisa dados do Swissleaks para identificar eventuais irregularidades cometidas pelos correntistas do Brasil. Janot se encontrará com representantes do Ministério Público francês e do Ministério da Justiça do país para adquirir informações a respeito do caso em investigação realizada pela PGR.

Uma CPI no Senado também investiga as denúncias apontadas pelo Swissleaks. No último dia 9, os senadores aprovaram um convite para que o presidente do HSBC no Brasil, Guilherme Brandão, participe de audiência pública na comissão.


Deixe seu comentário


Publicidade