Cidades

Professor anuncia workshop sobre segurança de barragens

Evento acontecerá em Macapá com a presença de especialistas de todo o Brasil.


Douglas Lima
Da Redação

Macapá sediará segunda-feira, 10, o workshop ‘Segurança de Barragens’, promovido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), com a finalidade de discorrer sobre a situação atual, legislação, monitoramento e gestão das barragens brasileiras.

Para falar sobre o evento, o professor Luiz Henrique Rambo esteve na manhã deste sábado, 8, no programa ‘Togas e Becas’, apresentado na Diário FM (90,9) pelos advogados Helder Carneiro, Wagner Gomes e Ewaldir Mota. Rambo é o presidente da ABMS.

O evento, marcado para o auditório Macapá do Sebrae, das 8h às 16h, contará com doutores e especialistas de barragens, cumprindo programação da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica na região Norte. O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) é parceiro do acontecimento, incluindo-o na programação da Semana do Meio Ambiente.


O professor Rambo disse no programa que o workshop buscará também agregar instituições ambientais, de fiscalização, estudiosos, acadêmicos e técnicos da área, como engenheiros, geólogos, agrônomos, para partilhar informações que possam subsidiar medidas de impacto para reduzir riscos e evitar tragédias, a exemplo das acontecidas em Mariana e Brumadinho, no estado de Minas Gerais. Além do MP-AP, o evento contará com apoio e organização do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Curso de Engenharia da Universidade Federal do Amapá.

No Amapá, a questão das barragens é discutida pelo MP-AP por meio da Promotoria de Meio Ambiente e Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente. Com 38 barragens, 23 de mineração, 11 de acúmulo de águas e 4 de hidrelétricas, o estado teve uma delas interditada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), em abril, após vistorias.

Para condensar informações e unificar ações, foram realizadas reuniões com promotores das comarcas em que existem barragens, prefeitos, gestores e representantes de órgãos federais, estaduais e municipais. Também houve vistorias e audiência pública no município de Ferreira Gomes.

Entre os debatedores e palestrantes estão confirmados representantes da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-AP), Instituto do Meio Ambiente do Amapá (IMAP), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec-AP), Agência Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes), Agência Nacional de Mineração (ANM), empresas e secretarias estaduais.


Deixe seu comentário


Publicidade