Cidades

Professor da FGV revela que 80% dos pequenos e médios empreendimentos entram em falência em dois anos

Cláudio de Carvalho Matos veio ao Amapá ensinar como criar um bom empreendimento.


Douglas Lima
Da Redação

O professor Cláudio de Carvalho Matos, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, revelou no começo da noite desta sexta-feira, 24, que 80% dos pequenos e médios empreendimentos do país entram em estado de falência no segundo ano de funcionamento.

A revelação foi feita no programa ‘Café com Notícia’ (Diário FM 90,9). Cláudio Matos veio a Macapá para ministrar curso a postulantes a pequenos e médios empreendimentos na Fundação Getúlio Vargas do Amapá.


O professor esclareceu que a falência ocorre porque os empreendedores não dão a atenção devida à gestão financeira dos seus negócios, preferindo se preocupar mais com os cuidados operacionais.

Exemplificando, Cláudio de Carvalho Matos mostrou que o pequeno e o médio empresários brasileiros se preocupam, de pronto, a colocar bons produtos no mercado, o que é positivo, no entanto negligenciam na gestão de caixa.

Os empreendedores, observou o professor, recebem produtos dos fornecedores, pagando à vista, e costumam vender ao clientes a prazo de 30 dias, no mínimo. “Com isso, começa uma morte silenciosa que se consuma no máximo em dois anos”, atestou.

Cláudio mostrou no programa que no Brasil o pequeno e o médio empreendedores também esbarram no problema da carga tributária, o que complica ainda mais as suas situações, porque além de pagarem os fornecedores à vista pagam impostos sem que dinheiro ainda tenha entrado no caixa.


Deixe seu comentário


Publicidade