Cidades

Professor e aluno amapaenses são destaques na IV Feira de Matemática

 Estudo as casas de farinha nas comunidade quilombola do Curiaú


Representando o Amapá, o professor da Escola Estadual José Bonifácio, Fabrício de Sousa, e o aluno do 6º ano da Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castilho, Walderney Júnior, foram destaques na IV Feira Nacional de Matemática, que ocorreu este ano na cidade de Jaraguá (SC). Fabrício apresentou o projeto Etnomatemática, que estuda as casas de farinha localizadas na comunidade quilombola do Curiaú.

Durante o evento, o educador teve que explicar a aplicação da matemática, desde o momento da plantação da mandioca, a quantidade do produto, o período e a área do terreno. Os exemplos foram utilizados para simplificar o processo ensino-aprendizagem.

“É muito bom transformar a matemática em algo mais prazeroso para os alunos e mudar aquela visão de uma disciplina vilã para a grande maioria. Estou muito feliz de representar bem o meu Estado, com um projeto que conta um pouco de nossa história”, agradeceu o professor.

Já Walterney Júnior foi expositor da categoria Ensino Fundamental, e apresentou o projeto de intervenção Tabuada Interativa, que facilita o aprendizado da soma, subtração, multiplicação e divisão para as crianças de anos iniciais. O trabalho Tabuada Interativa foi construído pelo professor Joy Reis Gonçalves, coordenador e acompanhante de Walterley Júnior, de apenas 10 anos de idade.

A Feira Nacional de Matemática, que utiliza o método educativo científico-cultural, por meio de vivências e experiências para ajudar no aprendizado, contou com 147 trabalhos expostos realizados em 57 municípios de 15 estados brasileiros. Esta edição do evento reuniu 294 alunos e 210 professores inscritos nas categorias educação especial, educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais, ensino médio, ensino superior, professor e comunidade.
Os trabalhos foram selecionados por comissões de avaliação de 14 feiras municipais, 18 regionais e duas estaduais promovidas em 2014 e 2015. A feira recebeu cerca de 3 mil visitantes entre estudantes, professores e comunidade.

Segundo a coordenadora geral do evento, Iraci Müller, a Feira Nacional de Matemática promoveu a construção e divulgação dos conhecimentos matemáticos, socializando suas pesquisas e resultados.


Deixe seu comentário


Publicidade