Cidades

Professores da rede estadual são orientados sobre enfrentamento à violência virtual contra meninas

Tema abrirá discussões nas escolas para conscientizar estudantes sobre violação dos direitos das meninas na internet.


Cerca de 30 professores da rede estadual de ensino público participaram da palestra “O papel da escola no enfrentamento à violência online contra meninas”, no Centro de Valorização da Educação (Cveduc), em Macapá. O tema abordado abrirá discussões nas escolas sobre a violação dos direitos das meninas na internet e capacitará professores a mediarem as recorrentes situações de violência nos meios digitais, através do diálogo.

Servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e representantes de outros segmentos também assistiram à palestra conduzida pelas pesquisadoras e palestrantes Janara Sousa e Luísa Montenegro, de Brasília (DF). Elas também realizaram uma roda de conversa com as estudantes da Escola Estadual Tiradentes, no Centro de Macapá. As jovens relataram suas experiências e situações que vivenciaram na internet e que as ofenderam de alguma forma.

Segundo a pesquisadora Janara, a internet não é um espaço seguro para mulheres e meninas, por se tratar de um ambiente propício para todo tipo de bullying, assédio, discriminação e preconceito em grande alcance e exposição. “Uma das graves consequências desse tipo de violação nos meios digitais é a depressão. Por isso, precisamos falar sobre o tema e criar condições para o combate a esse crime”, pontuou Janara.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, ressaltou a importância de falar sobre tolerância e respeito dentro e fora do ambiente escolar, inclusive na internet. A gestora citou, ainda, o Programa Educação para a Paz (Epaz), implementado na rede estadual para prevenir e mediar conflitos por meio do diálogo. “A solução para muitos conflitos que acontecem na escola está dentro dela mesma. Por isso, temos que ter consciência do nosso papel nesse cenário”, finalizou Goreth.


Deixe seu comentário


Publicidade