Professores e alunos fazem protestos e pedem segurança nas escolas
O movimento foi concentrado na praça da Bandeira e seguiu para o Palácio do Setentrião.

A crise instalada no setor educacional do Amapá – em razão da falta de segurança nas escolas – levou centenas de professores, alunos e pais de alunos a realizar uma manifestação na manhã desta quarta, 17, no Centro de Macapá.
O movimento foi concentrado na praça da Bandeira e seguiu para o Palácio do Setentrião. De acordo com a professora Denise Helena, desde o dia 5 de agosto cerca de 20 escolas da rede estadual foram alvo de bandidos. “Não temos mais condições de trabalho. O governo retirou os vigilantes das escolas e o caos se instalou. São arrastões, assaltos individuais, arrombamentos e furtos. Já estamos discutindo a suspensão das aulas por tempo indeterminado. Não queremos isso, mas é o cenário que está se desenhando. Melhor suspender as aulas do que continuar sem segurança. A continuar dessa maneira, não está longe um professor ou aluno ser morto dentro da escola”, desabafou.
Recentemente o governo se manifestou dizendo que a segurança das escolas está sendo feita pela Polícia Militar (PM) por meio de rondas, e que vai instalar um sistema de monitoramento eletrônico, cujo processo licitatório está em andamento, mas sem datas definidas. “Ouvi que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) declarou que antes da saída dos vigilantes os roubos já ocorriam. Veja, se isso é verdade, eles estão afirmando que o que vem ocorrendo nas escolas é algo normal. Precisamos de segurança para trabalhar, e isso é tudo o que não temos. Muitas escolas estão liberando os alunos do turno da tarde mais cedo e suspendo o horário noturno. Aonde vamos parar com isso”, disse o professor André Luiz.
Ainda nesta quarta-feira, alunos das escolas Raimunda Virgulino, no bairro Pedrinhas, e Ruth Bezerra, no São Lázaro, fizeram manifestações, inclusive, interditando o trânsito, para pedir providências do estado no sentido de garantir a segurança nos educandários.
Deixe seu comentário
Publicidade
