Professores fazem abaixo-assinado contra edital de concurso da Unifap
Apesar de mobilização contra edital que penaliza professores amapaenses, reitoria ignora pedido de reunião sobre tema e sequer apresenta justificativa para ação arbitrária

A Reitoria da Unifap publicou edital de concurso docente exigindo doutorado para todos os cargos, impedindo a grande maioria dos professores do Amapá, estado carente em programas de pós-graduação, de sequer concorrer às vagas ofertadas.
Segundo o abaixo-assinado, que já tem 985 assinaturas, a medida da Reitoria exclui profissionais conectados ao território e com vivência e compromisso com a realidade amapaense.
“O Edital ignorou o parágrafo 3º da Lei Federal 12.772/2012, que prevê abertura de concurso para mestres e especialistas em regiões carentes de doutores”, diz o documento.
Segundo os professores locais, “a lógica arbitrária privilegia professores do Centro-Sul do país, que muitas vezes conseguem suas transferências judiciais, levando as vagas embora e deixando a Unifap com déficit em seu quadro docente. Formato do edital também pode abrir possibilidade de manipulação e fraude, o que gerou revolta”.
O Sindicato dos Professores da Unifap protocolou pedido de reunião com a Reitoria para debater o tema e solicitar retificação do Edital, em 27 de fevereiro. Duas semanas depois, entretanto, sequer houve resposta ou justificativa para a atitude considerada arbitrária e injusta com os profissionais do estado, ampliando desigualdade histórica da Amazônia frente às outras regiões país. (Assessoria de Imprensa do Sindufap – Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Amapá_ Link AQUI)
Deixe seu comentário
Publicidade
