Cidades

Professores participam de capacitação sobre astronomia e aeronáutica

O evento possibilitou a vinda de grandes nomes da astronomia ao estado, como, por exemplo, do professor Dr. João Batista Canalle.


Uma capacitação mais do que especial teve início nesta segunda-feira, 17, para 38 professores do município de Macapá. Organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o II Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea), em parceria com a prefeitura, reuniu professores, pedagogos e estudantes do Estado no Instituto Federal do Amapá – Campus Santana.

 

“Esta é uma das maneiras de ampliarmos os horizontes dos nossos estudantes”, disse Roberto Barros, professor da Escola Odete Lopes. O curso conta com palestras, oficinas, sessão de planetário e observação astronômica, tudo apresentado com atividades práticas e apresentações. O evento capacitou 120 profissionais, entre professores e estudantes de graduação, mas a procura foi feita por mais de 400 pessoas interessadas em participar.

 

“Eles vão ter um pouco sobre astronomia e astronáutica, com observação do comportamento dos planetas, comparação do tamanho do sol e outras estrelas, construir lunetas, foguetes e base de lançamentos, tudo para incentivar os alunos a participar das Olimpíadas, representando suas escolas”, explicou Pablo Sampaio, da comitiva organizadora local do Erea.

A secretária de Educação, Sandra Casimiro, compôs a mesa de abertura do evento, reforçando as expectativas e felicidade pela parceria com o Clube de Astronomia do Amapá. “É uma honra estar aqui hoje participando deste evento tão importante para a nossa rede de ensino. Possibilitamos aqui o incentivo aos nossos alunos em áreas grandes e incríveis que esperamos que eles alcancem. Despertar hoje o gosto deles tanto pela astronomia quanto às demais áreas das ciências naturais é pensar em um futuro com possíveis profissionais apaixonados pelo o que poderão fazer”, ponderou.

 

O evento possibilitou a vinda de grandes nomes da astronomia ao estado, como, por exemplo, do professor Dr. João Batista Canalle. Após a capacitação, os alunos do 9º ano da Escola Hildemar Maia irão participar de uma oficina sobre foguetes, promovida pelo Clube de Astronomia do Amapá, que irá acontecer em novembro, com formação e treinamento das crianças. O Erea segue até quarta-feira, 19, com uma vasta programação.


Deixe seu comentário


Publicidade