Cidades

Profissionais de saúde serão capacitados sobre humanização no atendimento a pessoas transsexuais

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pela coordenadora da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Celiza Melo, em entrevista ao programa Café com Notícia, na rádio Diário FM 90,9.


Cleber Barbosa
Da Redação

A Prefeitura de Macapá vai ofertar uma capacitação a profissionais de saúde sobre a humanização no atendimento de pessoas transsexuais que são usuárias da rede pública de saúde – postos e unidades básicas do município. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pela coordenadora da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Celiza Melo, em entrevista ao programa Café com Notícia, na rádio Diário FM 90,9.

Segundo a especialista, além de capacitar, a ideia é sensibilizar os profissionais de saúde sobre as mais atuais orientações sobre a importância do acolhimento às pessoas trans. “A coordenação entende que tratar a saúde é algo muito delicado e que os trans no Brasil precisam ser vistos como pessoas, pessoas que merecem respeito, acolhimento e afetividade nas relações”, disse Celiza.


Ela também reforçou a necessidade dessa sensibilização, pois é preciso quebrar o gelo no atendimento, pois é natural que quando uma pessoa não conheça, não sabe do que se trata, que acaba agindo de maneira preconceituosa. “Queremos tirar a capa do preconceito e vestir a capa da afetividade, melhorando a relação entre o profissional de saúde e aquele paciente que está em atendimento”, ponderou a coordenadora.

Nome social

Já o coordenador adjunto do treinamento, Ivon Cardoso, disse que são esperados pelo menos 80 profissionais de saúde do município e do estado, bem como os agentes públicos que atuam na Rede SuperFácil. “Eles receberão orientações também sobre a população de travestis e transsexuais, no que se refere ao uso do nome social dessas pessoas, que já podem retirar suas carteiras de identidade conforme são conhecidas no meio social, um direito delas assegurado em lei”, concluiu o técnico.

A oficina acontecerá no próximo dia 30 de janeiro, a partir das 8 horas da manhã do auditório da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, em Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade