Cidades

Profissionais que vieram de fora do Amapá para atender no Covid Santana se despedem e voltam pra casa

É sempre uma festa que enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e médicos fazem quando pacientes estão se despedindo.


Hélmiton Prateado

Os profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento ao Covid-19 nas unidades de Macapá e Santana vão deixar saudade pela forma alegre com que se despedem dos pacientes que recebem alta.

Durante os últimos meses em que as equipes se desdobraram nas unidades Covid 1 (HCal), Covid 2 (Região Norte) e Covid 3 (Santana), as altas de pacientes foram marcadas pela forma alegre e descontraída com que os pacientes foram devolvidos às suas famílias como heróis e heroínas que venceram a Covid-19.

“Nossas equipes se desdobram para fugir da rotina por preciosos minutos e irem até a portaria social entregar esses pacientes que venceram a infecção. É uma alegria contagiante que todos partilham por saberem que enfrentaram um inimigo poderoso e venceram com dignidade e galhardia”, comenta Wilton Vaz, diretor do Covid 2.

Na tarde dessa sexta-feira a festa se repetiu com os profissionais se despedindo da paciente Aldemira Barbosa Garcia, de 58 anos que ficou 13 dias internada e precisou ser levada para a UTI devido à gravidade da doença. “Ela venceu e saiu do quadro crítico. Nós vivenciamos inúmeros casos como esse em que os profissionais se dedicaram com afinco para vencer esse vírus agressivo e quando o paciente sai curado é uma vitória estrondosa para todos”, frisa o diretor.

“Eu não tenho palavras para agradecer o carinho, a dedicação e o empenho com que todos nos tratam aqui e eu tive uma oportunidade única de viver que esses profissionais me deram novamente”, disse a paciente vitoriosa ao sair da unidade. Ainda na cadeira de rodas e lutando para expressar uma força minada pela doença ela expressou sua gratidão pela equipe que lhe deu “só amor e dedicação”.

Wilton Vaz é um dos mais de 500 profissionais que chegaram a Macapá desde o início da pandemia para atuar no enfrentamento ao Covid-19 e regressam para casa na próxima semana após o encerramento das unidades pelo Governo do Amapá.

“Voltamos com a certeza da missão cumprida e com alegria no coração por termos feito muita coisa boa em solo tucujú. Agora vamos agir em outras frentes, mas com a certeza de que vamos sentir saudades dessa terra gostosa e de sua gente acolhedora”, finaliza.


Deixe seu comentário


Publicidade