Cidades

Programa de combate ao tabagismo é reforçado nos municípios

Representantes dos municípios estão sendo treinados pelo Governo do Estado para implantação do serviço de tratamento do tabagismo.


Com o objetivo de estender o tratamento do tabagismo à rede de atenção básica, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), iniciou nesta quinta-feira, 21, uma capacitação destinada às equipes multiprofissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Inicialmente, estão sendo treinados profissionais de Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari e Santana.

O treinamento está sob a responsabilidade da área técnica do Programa de Tabagismo, da Sesa.

O curso prepara os profissionais para a implantação de um atendimento especializado ao fumante nas unidades de saúde dos municípios. A intenção é agregar práticas já existentes a outras políticas públicas de saúde que viabilizem, além da infraestrutura e atendimento, o financiamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo.

As unidades habilitadas recebem do Ministério da Saúde dois tipos de medicamentos para tratar o fumante: terapia de reposição de nicotina (adesivo transdérmico e goma de mascar) e o cloridrato de bupropiona. Segundo a responsável técnica do programa de tabagismo no Amapá, Assunção de Maria Rocha, o tratamento não é longo e tem surtido resultado satisfatório.

“Em geral, o acompanhamento desses profissionais com o fumante dura até cinco meses. No entanto, se houver recaída durante o período de tratamento ele recomeçará do zero. Hoje, todo município tem pessoas que fumam e precisamos ter unidades de referência nesses locais”, explicou Assunção.

Em Macapá, o acompanhamento pode ser feito na policlínica da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e na UBS do bairro Brasil Novo. O município de Santana também dispõe do serviço na UBS do bairro Paraíso e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).

Para a enfermeira Daniely Almeida, de Vitória do Jari, a população tem muito a ganhar com a implantação do serviço.

“Ainda não temos dados precisos que apontem o percentual de fumantes no município, mas sabemos que são muitos, principalmente entre os jovens. Dispondo de um serviço que ofereça o tratamento vamos cuidar dessas pessoas para que deixem o vício antes que apareçam prejuízos mais sérios à saúde. Isso poder incentivar a própria prevenção através do tratamento de outros”, ressaltou a enfermeira.


Deixe seu comentário


Publicidade