Cidades

Programa do governo britânico oferece certificação internacional de Língua Inglesa para estudantes e professores do Amapá

A seleção dos participantes para a realização do teste de proficiência gratuito será feita via sorteio, com regras para garantir equidade racial e de gênero


O UK-Brazil Skills for Prosperity, iniciativa que busca a melhoria significativa na qualidade do ensino e aprendizagem da língua inglesa no Brasil, está disponibilizando, gratuitamente, testes de proficiência com certificação internacional. O benefício é válido para os professores e as professoras da Língua Inglesa do Ensino Fundamental Anos Finais e estudantes do 9° ano de quatro estados: Amapá, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pernambuco.
“Trabalhamos para que o aprendizado de inglês promova oportunidades para melhores condições de vida e trabalho, por isso ficamos muito felizes em viabilizar gratuitamente essa certificação internacional”, explica Thaiane Rezende, do Ministério das Relações Exteriores do Governo Britânico e diretora do programa.
Por meio dessa ação, docentes receberão a certificação TOEFL® ITP e estudantes a certificação TOEIC®, ambas reconhecidas e aceitas internacionalmente como comprovante do nível de compreensão auditiva, habilidade de leitura e de escrita do idioma.
O objetivo faz parte da etapa de diagnóstico do programa. Os resultados, a serem compilados sem a identificação dos participantes, servirão como um termômetro para medir o nível de proficiência em Língua Inglesa da rede estadual para direcionar as ações e estimar, futuramente, as melhorias impulsionadas pela intervenção.
A seleção dos participantes para a realização do teste de proficiência gratuito será feita via sorteio, com regras para garantir equidade racial e de gênero. Basta a pessoa interessada fazer uma inscrição simples no site até o dia 22 de novembro. O site traz todas as informações sobre o processo.
O teste de proficiência será realizado de forma online, em data agendada pelo participante. Vale lembrar que o teste não reprova, apenas gera uma pontuação a partir da análise de habilidades. Como apoio especial, um curso preparatório para a realização do teste será disponibilizado para professores e professoras.
Skills for Prosperity no Brasil
O UK-Brazil Skills for Prosperity (Habilidades que nos levam além) é um programa do Governo Britânico, que conta com a parceria das organizações Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council para se desenvolver no país. No Brasil, é desenvolvido em cinco estados: Amapá, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, e pretende impactar cerca de quatro milhões de estudantes. Somente no Amapá, serão beneficiados 78 mil estudantes.
O projeto também está em implementação em outros oito países: México, Egito, Nigéria, Quênia, África do Sul, Filipinas, Malásia e Indonésia. No Brasil, o foco será o de democratizar o acesso a um ensino de inglês de qualidade nas escolas públicas, a partir do olhar do Inglês como Língua Franca (ILF), isto é, como uma perspectiva de comunicação intercultural.
Além da produção dos livros e da formação de professores das redes públicas, estão sendo implementadas ações de alcance nacional, como o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, uma plataforma que reúne conteúdos, fomenta debates e onde se pode compartilhar experiências e ideias, com o objetivo de contribuir para melhorias e mudanças no ensino do idioma.

Deixe seu comentário


Publicidade