Cidades

Programa farmacêutico da Unifap lança aplicativo ‘RevParkinson’

App auxiliará usuários no tratamento da doença neurológica que afeta movimentos


Wallace Fonseca
Estagiário

O aplicativo RevParkinson, desenvolvido pelo Projeto Reviver, foi lançado nesta terça-feira, 4, e visa auxiliar no tratamento das pessoas que convivem com a doença de parkinson, principalmente na compra e administração medicamentosa, além de realizar o acompanhamento dos sintomas. O governador em exercício, Teles Jr, prestigiou o evento.

A aplicação de celular é fruto do Projeto Reviver, da tese de doutorado da professora mestra Viviane Cardoso, no Programa de Inovação Farmacêutica da Universidade Federal do Amapá, com orientação da professora doutora Lorane Hage Melim e coorientação do professor doutor Rafael Pontes.
“Há cinco anos estamos atendendo as pessoas que têm parkinson e percebemos que poderíamos auxiliar de outra forma. Aí surgiu a ideia do aplicativo, em que nós vamos fazer uma gestão desse tratamento para as pessoas que vivem com o mal para avaliar a evolução dessa enfermidade”, disse Lorane Melim.


“É uma satisfação muito grande ver a ciência e a tecnologia a serviço da saúde pública dentro de um tema tão interessante. Temos um envelhecimento da população e naturalmente o aumento de pacientes de parkinson, e por isso é importante ter uma alternativa de tratamento. Isso tem reflexo no sistema de saúde”, declarou Teles Jr.

“É uma ferramenta que vai trazer qualidade de vida, vai impactar a autonomia do paciente para que ele possa buscar, através da ferramenta, analisar sua rotina, seu bom humor e o controle da medicação. A ideia é levar a ferramenta a todos. Vamos colocar esse aplicativo de forma gratuita nas lojas virtuais”, afirmou Rafael Pontes.

“É um aplicativo para gerar autonomia na vida do paciente nessa questão de gestão do tratamento, mas tem também o auxílio ao cuidador. Se o paciente não faz o uso do medicamento, o cuidador será notificado. O aplicativo foi criado com muito carinho e com o olhar científico”, disse Viviane Cardoso.

A doença de parkinson é uma enfermidade neurológica que afeta os movimentos do indivíduo e ocorre devido à degeneração das células situadas na região do cérebro chamada substância negra. Estas células são responsáveis pela produção de dopamina, que conduz as correntes nervosas ao corpo.


Deixe seu comentário


Publicidade