Programa Mais Visão devolve ‘um novo olhar ‘ a mais de 360 pacientes em Santana
Programa de cirurgia de catarata, implantado pela prefeitura de Santana, já atendeu 367 pacientes. Até o final do ano serão atendidas mais 342 pessoas que estão na lista de espera. Cirurgias são realizadas pela clínica Pró Visão de forma gratuita à população.

Elden Carlos
Editor-chefe
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou, no mês de outubro, um levantamento que mostra que o número de cirurgias de catarata dobrou na última década no Brasil. No ano passado, foram feitas quase 601 mil cirurgias de catarata no país contra 302 mil em 2009. O aumento do número de cirurgias de catarata pode ser explicado pelo envelhecimento da população e também pelo aumento da expectativa de vida no Brasil.
De olho, literalmente, nesse problema, o Município de Santana, distante 17 quilômetros da capital, Macapá (AP), lançou, em 2019, o programa Mais Visão. Através da clínica Pró Visão, que assumiu as cirurgias após vencer o processo licitatório, já foram realizadas mais de 360 consultas e cirurgias.
A administradora da empresa especializada em saúde ocular, Fabíola Fantini, explicou que foi montado um cronograma para realização das cirurgias de catarata. Semanalmente são realizados 10 procedimentos para resolução do problema.
“Primamos pela transparência no processo, garantindo que o acompanhamento de cada pessoa inscrita no programa esteja disponível em um link que foi criado pela Prefeitura de Santana. Já temos 367 pessoas atendidas e até o final do ano os outros 342 pacientes que estão na lista de espera serão contemplados. Ficamos felizes em ajudar essas pessoas a verem novamente as cores do mundo. Mais que enxergar, é qualidade de vida”, explica a administradora da Pró Visão.
Com a iniciativa municipal, Santana se tornou o único município do Amapá a realizar a cirurgia de catarata de forma gratuita para a população.
“Sabemos que o tratamento particular tem um valor elevado. O programa veio exatamente para oportunizar essas pessoas a terem uma nova vida”, complementou Fabíola.
O programa Mais Visão é executado diretamente pela clínica Pró Visão, desde a consulta, avaliação e exames pré-operatórios até a doação do kit com óculos especiais e medicamentos. Para ser incluído no programa o munícipe deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) onde será avaliado por um clínico geral.
Diagnosticada a necessidade de acompanhamento especializado, o paciente recebe o encaminhamento ao oftalmologista. Na clínica esse paciente é avaliado, e, caso haja a necessidade da cirurgia, inicia os procedimentos médicos para realizar o procedimento.
Ante a necessidade de reduzir a demanda reprimida no município de Santana, a prefeitura e a clínica mantiveram as cirurgias, mesmo no período de pandemia, redobrando todas as medidas de segurança sanitárias.
“A Pró Visão já tem um rigoroso controle de segurança sanitário e isso foi intensificado durante esse período pandêmico. As pessoas não deixaram de ter outras doenças por causa da pandemia da Covid. Em muitos casos o paciente poderia ter perdido a visão, caso a cirurgia não fosse realizada de forma imediata. Em consenso com a prefeitura de Santana decidimos pela manutenção do programa, seguindo todos os procedimentos de acompanhamento desse paciente”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade









