Cidades

Programa ‘Santana Agro’ capacita trabalhadores rurais e impulsiona economia

Com kits de material, cursos potencializam arranjos produtivos da piscicultura, agricultura e extrativismo no município


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

O programa ‘Santana Agro’, lançado nesta terça-feira, 19, às 9h, no Sebrae Santana, para parceiros e convidados, potencializa os arranjos produtivos da piscicultura, da agricultura e extrativismo no município, através de capacitações e kits com material essencial para o desenvolvimento econômico rural.

 

Katiane Pereira, secretária de desenvolvimento econômico, economia solidária e agricultura de Santana, vê o projeto como uma aposta no agronegócio. “Vamos levar à população e aos nossos agricultores o programa Santana Agro, que vai ser desenvolvido a partir de 2024, mas não quer dizer que atividades já não estejam sendo feitas”, informou a titular da pasta, em entrevista ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) de hoje.

 

Os cursos serão em várias áreas, como mecanização agrícola, manejo de açaizais, manutenção de motosserra e motores de rabeta, criação de peixe em viveiro escavado e educação financeira, entre outras.

 

Além das capacitações, também serão disponibilizados, através de processo seletivo, três tipos de kits para desenvolvimento do trabalho: kit ‘açaí forte’; kit ‘extrativista, agroextrativista’ e kit ‘agricultor’, que possuem material conforme a necessidade de cada setor.

 

“Durante a gestão de Bala, foi uma prioridade entregar o programa de assistência técnica, combustível para os tratores. O programa entrega todas essas ações para o ano que vem. É um incentivo às atividades básicas da cadeia produtiva, momento que vai ter todos os elos vivos que deram ajuda para este programa ser lançado. Temos parceiros muito fortes, o Sebrae, o Mapa”, informou a secretária.

 

“Agregando as linhas de crédito, o presidente presente da Afap e o superintendente do Banco do Brasil estarão presentes, pois além das entregas que a secretaria faz, chegamos num empecilho que seriam as linhas de crédito. Vão todos sentar para dialogar sobre o programa e a ajuda desses elos para desenvolver Santana”, concluiu Katiane.

 


Deixe seu comentário


Publicidade