Cidades

Programa Saúde na Escola discute saúde mental e cultura da paz com alunos de Macapá

A iniciativa faz parte de estratégia para integrar políticas e ações de saúde para alunos da rede pública.


Alunos da escola municipal Josafá Aires da Costa receberam equipes de saúde da Prefeitura de Macapá para conversas voltadas ao ambiente escolar nesta semana. A atividade, executada por enfermeiros, psicólogos e agentes comunitários de saúde (ACS), aborda temáticas diferentes dentro das escolas: saúde mental e cultura da paz.

Por meio do diálogo com os alunos é possível despertar nos pequenos a pratica da boa vizinhança com os amigos e colegas de turma. A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, destaca a importância do trabalho executado dentro das escolas pactuadas no município.

“O Programa Saúde na Escola faz parte de uma estratégia para integrar políticas e ações de saúde para alunos da rede pública, contribuindo na formação escolar e orientando as crianças sobre os cuidados com a saúde e alertando sobre atitudes que possam gerar transtornos no ambiente escolar, como por exemplo, o bullying dentro da escola”, explicou.

Aluno da 3°série, Davi Beni Axis de Ataíde conta um pouco do que aprendeu durante o diálogo na sala de aula. “Aprendi sobre compaixão, aprendi também que devemos ter mais amor do que conflito. A tia nos ensinou sobre como agir diante das situações e disse que não devemos zombar dos nossos colegas. Espero que a minha turma tenha entendido também”, disse o garoto.

 

Programa Saúde na Escola
É um programa dos ministérios da Saúde e da Educação, que tem o objetivo de integrar e articular, entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública. Contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com destaque ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.


Deixe seu comentário


Publicidade