Cidades

Programação na Unifap fará protesto ao projeto Future-se

Iniciativa é de professores, alunos e funcionários; irá do dia 12 ao dia 16.


Douglas Lima
Da Redação

Professores, alunos e funcionários da Unifap se manifestam contrários ao projeto Future-se, do governo federal, conforme expuseram no início da noite desta sexta-feira, no programa Café com Notícia, o professor Paulo Cambraia, servidora Claudiane Araújo e o estudante José Machado.

O projeto prevê criação de um fundo de cerca de R$ 102 bilhões para atrair investimentos privados nas instituições de ensino superior do país. Para os entrevistados. a iniciativa governamental conduz as universidades públicas brasileiras à privatização.

“O Future-se, que chamamos Fature-se, retira o ente público do cenário do ensino superior e coloca o ente privado”, acusou o professor Paulo Cambraia, apoiado pelos outros entrevistados.

Na entrevista, a Reitoria da Unifap foi acusada de pactuar com a direção que o governo Bolsonaro está dando ao ensino superior do país, e apontou o Consu como resistente às iniciativas da União a respeito das universidades.

Como forma de protesto ao projeto Future-se, funcionários, professores e alunos elaboraram uma programação na Unifap que vai do dia 12 ao dia 16, começando palestra no primeiro, segunda-feira, seguida de paralisação de um dia, terça-feira, 13, aderindo ao movimento nacional de greve.

De 14 a 16 a programação na Unifap terá discussões sobre o projeto Future-se, rodas de conversa e plenárias.


Deixe seu comentário


Publicidade