Cidades

Projeto ajuda jovens advogados a entrarem no mercado de trabalho

Iniciativa, inédita no Brasil, é da Comissão Especial OAB Jovem do Amapá.


A Comissão Especial OAB Jovem do Amapá executa o projeto Mentoria, inédito no país, que busca inserir no mercado de trabalho advogados recentemente formados, unindo o exercício da profissão com o empreendedorismo.

O presidente da comissão, Yuri Alesi, foi ouvido na manhã deste sábado no programa jornalístico radiofônico ‘Togas e Becas’ (Diário FM), juntamente com o também advogado Vítor Prado, que idealizou e coordena o projeto supervisionado pelo presidente da OAB Amapá, Auriney Brito.

O causídico Yuri disse que uma das angústias de muitos jovens advogados é terem saído da universidade e não verem horizontes seguros para desempenhar o ofício. Ele acha que o projeto Mentoria contempla esses profissionais.

Completando a fala do colega, Vítor Prado mostrou que no Mentoria o jovem advogado habilitado, mas sem qualquer experiência, é orientado a se inserir no mercado de trabalho com segurança, aprendendo, também, a fazer da advocacia um negócio, o que a academia não ensina.

Advogado criminalista há 42 anos, Wagner Gomes, um dos apresentadores do programa, alertou que a advocacia não é uma mercadoria, mas uma profissão que tem muito de doação e vocação. Por conta disso, disse o decano, os jovens causídicos devem introduzir a ética em suas lutas como instrumento importante para um bom desempenho.

Vítor Prado reconheceu o alerta de Wagner Gomes, pontuando que atualmente existem mais de 1.300 cursos de direito no Brasil, cuja massificação pode levar muitos jovens a abrirem mão da ética. “Essa é uma realidade que precisa ser cuidada com atenção”, disse o jovem advogado.


Deixe seu comentário


Publicidade