Cidades

Projeto Alozinho conscientiza sobre males dos trotes

Crianças e jovens



 

O Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciodes) lançou na manhã dessa terça-feira, 24, no auditório da instituição, a nova edição do Projeto Alozinho, que conscientiza a população sobre os prejuízos causados pelos trotes. O projeto busca atingir principalmente as escolas, já que a faixa etária das pessoas que mais fazem a brincadeira de mau gosto são os jovens entre 14 e 17 anos.

Desde a criação, o projeto Alozinho visitou 52 escolas em todos os bairros de Macapá, alcançando um total de 10,4 mil alunos. Em 2013, foram registradas 156 mil chamadas falsas. Em 2014, o índice, que ainda continua bastante elevado, caiu em 19,5% com 119 mil trotes registrados.

As ações são divididas em dois momentos: primeiramente é realizada a palestra em cada sala de aula, assim os alunos compreendem como os trotes são prejudiciais ao serviço desempenhado pelo Ciodes. Em seguida, os estudantes visitam a estrutura da central de atendimento para conhecerem como o trabalho é feito. Enquanto se divertem conhecendo o trabalho dos agentes, as crianças aprendem como agir em casos de emergência, quais números devem ser acionados em cada situação e desenvolvem senso de responsabilidade.

O Ciodes está com o novo sistema que permite identificar qualquer número, mesmo que esteja escondido por códigos.

Criado com base na Lei Patrícia Gonçalves, de autoria da deputada estadual Maria Góes, o projeto Alozinho se desenvolve através de palestras, vídeos, peças teatrais, cartilhas e folders. O programa também ensina os pequenos cidadãos a usar corretamente cada um dos serviços emergenciais, como os Bombeiros (193), a Polícia (190) e o Samu (192).

Um dos coordenadores do projeto, tenente Lopes, afirma que este ano terá novidades. O Projeto Alozinho vai à praça, colocará um stand no Parque do Forte, onde acontecerá palestras e peças teatrais para levar a conscientização além das escolas. “Tentamos sempre colocar novas ideias para fazer com que os jovens não brinquem com coisa séria. O projeto vai conscientizar mais e mais jovens com novas brincadeiras e simplicidade”, explicou Lopes.

Para quem ainda pensa em fazer ligações falsas, o Ciodes está com o novo sistema que permite identificar qualquer número, mesmo que esteja escondido por códigos. Além disso, um acordo está sendo articulado com as operadoras telefônicas para que as linhas sejam bloqueadas após o trote, fazendo com que o autor da brincadeira tenha que ligar de volta para se desculpar com a central.


Deixe seu comentário


Publicidade