Cidades

Projeto de incentivo à leitura vence etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil

A premiação é um meio de oportunizar a reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da educação que incentivam a leitura em sala de aula através do relato das práticas pedagógicas


Os professores das escolas municipais de ensino fundamental foram destaques na avaliação estadual da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O primeiro lugar na categoria 4º e 5º ano do ensino fundamental foi da Escola Vila Progresso, localizada no distrito do Bailique, seguida pelas escolas Antônio Barbosa e Raimunda da Silva Virgolino, que foram destaques também na avaliação. Os projetos desenvolvidos em sala de aula são voltados para o incentivo da leitura crítica e reflexiva entre os estudantes.

 

Paulino Rocha Barbosa é o responsável pelo projeto Pequenos autores: navegando entre mitos e lendas das ilhas que bailam. Ele oportunizou o incentivo à produção textual dos alunos por meio de pesquisa e rodas de conversa dentro de sala de aula, onde as crianças puderam produzir uma cartilha com ilustrações e lendas criadas por elas mesmas. “É diferente quando o professor chega em sala com textos já prontos e deslocados do contexto no qual o aluno está inserido. Por isso, o projeto oportuniza que alcancemos as metas iniciais propostas, assim como o surgimento de novas a serem acrescentadas”, explica o professor.

Os demais projetos, destacados pelo MEC, foram: Somos um pouco de nossas lembranças juntos, somos um pouco de tudo o que queremos, basta acreditar!; e o Projeto Metodologias coach de ensino: compartilhando saberes construindo possibilidades, realizados pelas professores Jucicleide Carvalho e Mariza Pinheiro, respectivamente. Agora, o projeto vencedor irá concorrer na etapa regional e, caso aprovado, irá competir com os demais projetos aprovados em nível nacional.

 

Prêmio Professores do Brasil
A premiação é um meio de oportunizar a reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da educação que incentivam a leitura em sala de aula através do relato das práticas pedagógicas desenvolvidas com os alunos, contribuindo, desta maneira, para a maior qualidade na educação básica das escolas públicas.

 

Mais informações sobre a premiação podem ser encontradas no site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br


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