Cidades

Projeto de Lei chama atenção para a saúde cardíaca do amapaense

Proposta institui a Semana Estadual do Coração


Para conscientizar e esclarecer sobre a saúde cardiovascular, o plenário da Assembleia Legislativa do Amapá, o Projeto de Lei (PL) que institui a Semana Estadual do Coração no período de 29 de setembro a 03 de outubro.

De acordo os índices do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no Amapá, isso entre adultos jovens. De acordo com o autor do projeto, o deputado Dr. Furlan (PTB), o objetivo é conscientizar, informar e esclarecer a população sobre a importância da saúde cardiovascular.

Para o parlamentar, que é médico e cirurgião cardiovascular, o coração deve ser tratado de uma maneira muito cuidadosa: “Temos a plena convicção como médico, que é extremamente necessário chamar a atenção da sociedade para o cuidado maior com a saúde cardiovascular. Por isso, criamos este projeto para conscientizar amapaenses sobre os fatores de risco e a prevenção”.

Durante a Semana Estadual do Coração uma programação especial marcará a data, com atividades e ações que serão desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais de atenção à saúde, esporte e assistência social, com o apoio do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) e Conselho Estadual de Medicina (CRM/AP). O PL institui também o Dia Estadual da Saúde do Coração, que será comemorado anualmente no dia 29 de setembro.

Durante as ações poderão ser identificadas pessoas que desconhecem doenças como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia. Estas doenças são consideradas fatores de risco e caracterizam potenciais pacientes cardíacos. “O PL quer alcançar pessoas de todas as idades e com diversas ocupações, como estudantes, trabalhadores do serviço público, de jovens a idosos, além de todos os usuários do sistema único de saúde estadual”, justificou o deputado.

Projeto de Resolução
Ainda com foco na Saúde, foi aprovado o Projeto de Resolução que estabelece o ingresso da Assembleia Legislativa do Amapá na Semana Estadual do Coração a fim de estimular o governo e a sociedade a ingressar nas campanhas de prevenção aos fatores de risco às doenças cardíacas. O Projeto também prevê a criação da Corrida da Assembleia Legislativa, como medida de estímulo à prática de atividades físicas para evitar problemas de saúde cardiovasculares.


Deixe seu comentário


Publicidade