Projeto desperta maior interesse de aprendizado dos alunos
Nádia está entre os 1.300 estudantes da rede pública estadual, que iniciaram em 2017, um programa pioneiro no Amapá: as Escolas do Novo Saber (Tempo Integral), que oferecem aulas regulares, disciplinas eletivas, além de atividades esportivas e culturais.

A “ escola está mais atrativa, os professores abertos ao debate e 100% voltado aos alunos”. Esse é o sentimento da estudante Nádia Nunes, 17 anos, aluna do 1º ano da Escola Estadual José Firmo do Nascimento.
Nádia está entre os 1.300 estudantes da rede pública estadual, que iniciaram em 2017, um programa pioneiro no Amapá: as Escolas do Novo Saber (Tempo Integral), que oferecem aulas regulares, disciplinas eletivas, além de atividades esportivas e culturais.
Para ela, que pretende cursar Direito, as aulas estão mais dinâmicas. “Os estudantes se sentem mais focados não apenas nos estudos, mas também em seus projetos de vida”, garante.
Em meio à proposta baseada não apenas em mais tempo de aula, mas em uma visão integrada, em sintonia com a vida, necessidades, possibilidades e interesses, a maioria dos estudantes das oito escolas do Novo Saber aprovam a experiência.
No próximo dia 3 de julho, o programa completa 100 dias de funcionamento no Amapá e para o Lauro Jean, 15 anos, também aluno da escola José Firmo, a iniciativa foi uma das melhores decisões para a Educação no Estado. “Meu foco era passar de ano e não aprender. Estudava um turno e passava o resto do dia na rua”, afirma.
Lauro Jean acredita que melhorou seu desempenho na escola, sobretudo, na disciplina de Língua Portuguesa, desde que passou a integrar a Escola do Novo Saber. Para ele, aos poucos, os estudantes da nova modalidade estão se sentindo integrados à escola e mais focados. “Teremos a oportunidade de chegarmos mais preparados para o Enem, para o vestibular e até mesmo para o mercado de trabalho”, prevê.
Em 2017 o Governo do Estado do Amapá aderiu ao Programa Nacional de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral para o Ensino Médio, do Ministério da Educação (MEC), lançando as Escolas do Novo Saber.
A primeira fase da implantação do programa contemplou oito unidades escolares, cinco em Macapá e três em Santana. As escolas Tiradentes, José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino, Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes, Elizabeth Picanço Esteves e Colégio Amapaense iniciaram o ano letivo com a oferta do 1º ano do ensino médio em tempo integral.
Os professores desse modelo passaram por processo seletivo para compor o quadro de profissionais dessas escolas. Além disso, participam permanentemente de formação continuada para desenvolver a prática pedagógica de acordo com as diretrizes do programa.
Deixe seu comentário
Publicidade
