Cidades

Projeto Florestas Alimentando o Ar beneficiará mais de 40 famílias rurais

As capacitações são desenvolvidas através de três eixos: Manejo Florestal Sustentável, Agroecologia e Socioeconômico.


Mais de 40 famílias rurais de quatro municípios do estado voltarão a ser beneficiadas com o Projeto Florestas Alimentando o Ar (FAA), retomado pelo Instituto Estadual de Florestas do Amapá (IEF/AP) em abril. A iniciativa visa contribuir com a gestão das áreas protegidas do Amapá, por meio do fortalecimento de políticas públicas que promovam o uso sustentável do capital natural.
O projeto retornou com a prestação do serviço de assistência técnica e extensão florestal aos produtores rurais da bacia do alto Rio Araguari, localizado no Centro-Oeste do Estado, que abrange uma parte dos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari e Serra Navio.

As capacitações são desenvolvidas através de três eixos: Manejo Florestal Sustentável, Agroecologia e Socioeconômico. Na primeira semana de abril, 13 famílias do Projeto de Assentamento da Reforma Agrária de Serra do Navio participaram de atividades do Eixo Manejo Florestal Sustentável, com a Capacitação de Cubagem Madeireira, envolvendo teoria e prática de mensuração do volume da madeira, sendo árvore em pé, tora, resíduo e serrada.

O grupo dos 13 produtores florestais receberam embasamento para fiscalizarem a colheita e transporte das atividades exploratórias dos seus Planos de Manejo Florestais Sustentáveis. A capacitação contou com a distribuição de cartilhas, apostilas, cadernos de exercícios e materiais didáticos para dar suporte aos conhecimentos adquiridos.

Na segunda quinzena de abril, o Eixo Agroecologia realizou, no Projeto de Assentamento Serra do Navio, a capacitação em “Compostagem e Biofertilizante”, orientando a implementação de técnicas agroecológicas, que proporcionam alternativas econômicas e ambientais para o fortalecimento dos quintais dos produtores, visando o melhor aproveitamento dos recursos naturais já disponíveis em suas áreas. Os beneficiários de Agroecologia receberam 30 kits com 24 itens entre instrumentos e insumos, que foram distribuídos para 16 beneficiários de Porto Grande e 14 de Serra do Navio.

Na ocasião, foram realizados pelo Eixo Socioeconômico os Encontros dos Grupos Focais de Manejo e Agroecologia, como forma de monitoramento e avaliação socioeconômica.


Deixe seu comentário


Publicidade