Cidades

Projeto Namoro Sem Violência é implantado em escolas de Mazagão

Governo do Estado pretende levar o projeto para todas as escolas das redes estadual e municipal para debater a violência durante o namoro.


Centenas de alunos e pessoas da comunidade assistiram ao lançamento do projeto Namoro Sem Violência, do governo do estado, no município de Mazagão, na tarde dessa sexta-feira, 13, na quadra da Escola Estadual ‘Dom Pedro’. Desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), o projeto tem como objetivo sensibilizar e mobilizar jovens a discutirem sobre relacionamentos abusivos e propor práticas preventivas e de intervenção. Além de estudantes da escola Dom Pedro, participaram alunos das escolas ‘Queiroz Benjamin’ e ‘Antônia Silva Santos’, de Mazagão Velho.

O projeto tem embasamento teórico no estudo do livro “Namoro sem violência”, de Sheila Giardini Murta. A demanda foi detectada após as profissionais do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), vinculado à SEPM, detectarem por meio de questionário de pesquisa e intervenção em algumas escolas da rede estadual que a violência está presente em algumas relações de namoro.

A metodologia envolve palestras educativas nas escolas, dinâmicas em grupo para que os jovens possam expor seus pontos de vista, vídeos de conscientização e sensibilização, questionários de pesquisas, concurso de redação, roda de conversa e a criação de um manifesto em vídeo com todos os jovens participantes, fazendo chamadas de combate à violência no namoro.

Uma estudante de 15 anos, que participou da palestra, disse que já foi agredida verbalmente pelo namorado. “Eu não sabia que isso era um tipo de violência. Ele [o namorado] briga comigo todas as vezes que algum colega chega para falar comigo. Só ouvindo a palestra é que eu pude saber que isso é violência. Vou conversar com ele sobre isso”, relatou a adolescente.

A implantação das ações nas escolas da rede estadual de ensino está sendo realizada em parceria com as secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Juventude (sejuv). As primeiras unidades contempladas foram as escolas Maria do Carmo Viana dos Anjos, Jacinta Carvalho e Lucimar Amoras Del Castillo e mais 23 escolas da rede estadual de ensino.

Namoro Sem Violência
O projeto surgiu da necessidade de um novo olhar e uma nova perspectiva sobre as relações socioafetivas entre adolescentes e para dar voz aos jovens que estão inseridos no contexto de violência, muitas vezes de forma imperceptível.

De acordo com estudos das técnicas do Camuf, na adolescência é preocupante o silêncio em torno dessas relações nocivas, nas quais a violência é utilizada como um meio de dominar e controlar a outra pessoa.

A intenção do governo é mostrar que jovens de ambos os sexos e diferentes classes sociais vivem isso frequentemente, seja por experiência própria ou indiretamente, ao testemunhar ou ouvir falar sobre a violência nas relações íntimas entre amigos, conhecidos ou familiares. A depressão, a baixa autoestima, a insegurança em novos relacionamentos, o abuso de álcool e a dificuldade em concentrar-se em tarefas acadêmicas são algumas das consequências comuns da violência no namoro.


Deixe seu comentário


Publicidade