Projeto prevê criação de locais adequados para descarte de resíduos secos em Macapá
A ideia é garantir à população um local para a destinação adequada dos resíduos recicláveis.

Railana Pantoja
Da Redação
Um projeto da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana de Macapá prevê a criação de Ecopontos e pontos de descarte voluntário de resíduos secos na capital. A ideia é garantir à população um local para a destinação adequada dos resíduos recicláveis e volumosos, e também dos materiais leves e secos.
Segundo o secretário de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, desta forma será mais fácil para a população diferenciar os tipos de lixo e assim fazer o descarte correto. “Lixo seco é aquele reciclável, que pode ser repassado às cooperativas para que volte a ter uso em forma de renda, através da utilização das garrafas PETs, latinhas e papel, por exemplo. Já o resíduo molhado é o orgânico, estes serão coletados normalmente pela coleta de lixo urbano”, explicou Jean Patrick.
O projeto piloto será lançado em maio e segue o exemplo de outras capitais do Brasil, como Brasília e Goiânia, que conseguiram reduzir o número de lixeiras viciadas com esse modelo de gestão. “Será, inicialmente, um ecoponto em cada zona da cidade, para que fique próximo de todos os munícipes”, adiantou.
Nos pontos de descarte voluntário, a pessoa precisará apenas se deslocar até o local mais próximo para fazer o descarte. Mas, para utilizar o ecoponto, será necessário agendar através do aplicativo que a prefeitura está criando. “Será feito um cadastro bem simples e o aplicativo também disponibilizará todas as informações que a pessoa precisa saber antes de fazer o descarte no ecoponto. Aí é só fazer o agendamento e no dia marcado e levar o material para ser recebido nos ecopontos”, finalizou Jean Patrick.
Denúncia
Para identificar quem suja as vias e espaços públicos, a Zeladoria Urbana disponibiliza o dis denuncia (96) 99970 1078. A população deve repassar a informação contendo o máximo de detalhes, como endereço exato, fotos e vídeos.
Deixe seu comentário
Publicidade

