Cidades

Projeto propõe atividades lúdicas para incentivo à leitura nas escolas do campo

As atividades contaram com apresentações do Tio Nescal, Mariza Pinheiro, Boneka Leleka (Selma Naiara), Angelita, com a contação de histórias; Beto Oscar com música ao vivo; Gulga Melo, com o teatro de bonecos; Paulo Rocha, Aldenir e Cláudio, que trouxeram rodas de conversa.


A comunidade de São Joaquim do Pacuí recebeu na última semana uma programação cultural voltada para o incentivo à leitura e poesia com o Sarau de Sonoridade e Expressividade na Leitura Poética, realizado nos dias 12 e 13 deste mês. O evento é resultado de parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), que apresentaram o projeto que contará com um cronograma já para o próximo ano, tornando as visitas às comunidades rurais de Macapá mais frequentes.

A intenção é que as crianças do campo tenham acesso às atividades lúdicas que envolvem a leitura para que a prática seja incentivada aos estudantes do campo. A equipe da Divisão de Recursos Didáticos da Semed, junto com a da Fumcult, levou aos alunos contação de histórias, teatro de bonecos, pintura de rosto, oficina de balões, cinema e música.

“Nossa finalidade é levar às comunidades rurais um trabalho que já desenvolvemos aqui na capital, que é essa ludicidade da leitura e produção textual. Neste primeiro momento, estamos apresentando isso para os alunos, mas queremos tornar essas viagens regulares como parte do nosso calendário e chegar a todas as comunidades, levando não apenas as nossas metodologias, mas também capacitando os próprios representantes das escolas para que possam disseminar a arte e cultura dentro dos espaços escolares da zona rural”, explicou Samara Sampaio, chefe da Divisão de Recursos Didáticos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade