Projeto qualifica 130 pessoas para o mercado de trabalho
Mais de 130 pessoas receberam certificados do projeto “Capacitar para Transformar”, nesta terça-feira, 24. Iniciativa é do Estado e Alap.

Contribuir para a autonomia financeira de uma parcela da população amapaense. Este é o objetivo do projeto “Capacitar para Transformar”, que ofereceu 11 oficinas para 139 pessoas em setembro. Os 386 certificados das qualificações foram entregues nesta terça-feira, 24, durante cerimônia no Teatro das Bacabeiras, em Macapá. A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Amapá e a Frente Parlamentar de Incentivo à Capacitação, Primeiro Emprego e Economia Solidária, da Assembleia Legislativa (Alap). O governador em exercício, Jaime Nunes, acompanhou a solenidade.
Entre as oficinas, estão as técnicas para produção de peças e objetos artesanais religiosos e bolsas; decoupage em vidro e MDF; biscoito; crochê e outros artigos. As aulas foram aplicadas por técnicos da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e ocorreram na Casa do Trabalhador, em Macapá. A Alap garantiu o material usado nas capacitações.
O secretário adjunto da Sete, Ezequias Costa, disse que, após a certificação, o Estado continuará a apoiar os alunos que vão receber assistência para montar um núcleo de produção e monitoramento. Eles também poderão ter acesso às carteiras nacional e estadual do artesão.
“A partir da certificação, eles terão a opção de comercializar na Casa do Artesão ou nas Feiras da Economia Solidária. Vamos oferecer também treinamentos e palestras”, reforçou.
A artesã Diná Bessa, 54 anos, representou as alunas durante a cerimônia. Ela recebeu certificados pelos cursos de artigos religiosos; customização de camisas e de decoupage em caixas de madeira e MDF, e em vidro. Para Diná, a oportunidade traz às mulheres a chance de descobrir talentos e ampliar a renda, o que garante benefícios para a autoestima.
Deixe seu comentário
Publicidade
