Cidades

Projeto resgata medicina tradicional para tratamento de doença

Cultivo de plantas medicinais



 

O resgate da medicina tradicional, cultura secular utilizada por diversas tribos de todo o mundo, foi o destaque da programação de 19 de abril, Dia do Índio – e segundo dia de atividades do Fórum Indígena do Amapá. O evento marcou as comemorações da data, com um espaço para discussão de políticas públicas para etnias do Amapá e Norte do Pará.

As atividades iniciaram, no domingo, com uma palestra sobre a utilização de plantas medicinais no auxílio do tratamento de doenças. A aula foi ministrada pelo médico cubano Javier Salazar, que faz parte do programa Mais Médicos. Ele destacou a importância do resgate dessa cultura indígena que está sendo substituída pelos remédios convencionais.

Para incentivar a utilização dos remédios caseiros, foi criado o projeto de cultivo de hortas de plantas medicinais, realizado pela Secretaria de Saúde Indígena, em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa). “Temos quatro hortas plantadas em diferentes aldeias. A ideia é resgatar essa cultura indígena e incentivar o uso dos remédios tradicionais junto com os convencionais no tratamento de doenças”, explicou Salazar.

São os próprios índios que fazem as hortas com as plantas que tem na tribo e mudas que são doadas pelo Iepa. O projeto ganhou destaque internacional durante um congresso em Cuba, realizado em fevereiro deste ano. A próxima horta será plantada na aldeia do Tumucumaque.


Deixe seu comentário


Publicidade