Projeto Salta Z, da Funasa, leva água potável a municípios
Apenas Macapá e Santana estão fora do benefício por terem mais de 50 mil habitantes.

A superintendente estadual da Funasa no Amapá, Girlene Picanço Chucre, informou na manhã desta segunda-feira, 28, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), que vários municípios do estado já estão consumindo água potável por conta do projeto Salta Z, que é uma alternativa simplificada para tratamento de água pra consumo humano.
Girlene Picanço Chucre falou que o primeiro município que recebeu o projeto Salta Z foi Tartarugalzinho, através de um projeto piloto, seguido por Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Mazagão, Cutias do Araguari, Itaubal, Pedra Branca e Serra do Navio. Calçoene e Ferreira Gomes estão em fase de recebimento do projeto.
A superintendente explicou que o Salta Z integra a missão da Funasa de levar saneamento básico e saúde ambiental para os municípios brasileiros com até 50 mil habitantes, principalmente nas comunidades quilombolas, ribeirinhas e extrativistas, bem como em áreas indígenas e de assentados.
Macapá e Santana estão fora do projeto, por terem população superior a 50 mil habitantes, mas as sedes de seus distritos podem ser beneficiadas, como já está sendo a comunidade quilombola de São Raimundo do Piratiba, no município santanense.
Também como parte da missão da Funasa, informou Girlene Chucre, serão lançados no Amapá dois projetos inéditos: ‘As mulheres do saneamento em saúde ambiental no meio do mundo’ e ‘Programa de Apoio à Educação’, esse último em parceria com a Universidade Fluminense.
Deixe seu comentário
Publicidade
