Cidades

Projeto Samuzinho forma 120 socorristas mirim por vídeo chamada  

As atividades são realizadas na quadra da Faculdade Estácio de Macapá, mas por causa da pandemia, em 2020 as atividades passaram a ser remotas, por vídeo chamada, visando a proteção das crianças.


Na tarde desta sexta-feira, 15, foi realizado a formatura de 120 crianças inscritas no projeto Samuzinho, que tem como objetivo repassar informações sobre os serviços de urgência e emergência, além de orientar como agir em situações de risco e quando acionar o 192.

Na ocasião estiveram presentes na mesa solene: Donato Farias da Costa, Enfermeiro e Idealizador do Projeto Samuzinho Macapá; Karlene Lamberg, Secretária de Saúde do Município de Macapá; Ronan Afonso, Diretor Geral da Faculdade Estácio de Macapá; e Rosemeire Pinto, Enfermeira e Coordenadora do Projeto Samuzinho Macapá.

Pensando na situação de pandemia global e proteção das crianças e seus responsáveis, os coordenadores realizaram a solenidade de formatura por vídeo chamada, onde duas crianças representaram os 120 formandos 2019/2020. O evento contou com a execução do nosso Hino Nacional e o juramento dos socorristas mirim.

Donato Farias resume o que é o projeto ‘Samuzinho nas escolas’. “É um projeto de extensão da faculdade Estácio de Macapá, em parceria com a secretaria Municipal de saúde de Macapá, Vara Especial de Penas e Medidas Administrativas – VEPMA e COREN-AP. Projeto de cunho pedagógico, que teve como objetivo inicial conscientizar as crianças sobre a importância do SAMU e a não realização do trote. Com o passar dos anos, ficou mais robusto, exigindo novos objetivos. Atualmente o projeto visa capacitar crianças de 05 a 10 anos como socorrista mirim, instruindo esses jovens cidadãos em: noções de cidadania, Educação no Trânsito, Conceitos Básicos de Urgência e Emergência, disciplina e moralidade, transformando em multiplicadores do saber e dessa forma melhorando e contribuindo para o bem da sociedade”, fnaliza o Idealizador do Samuzinho.

“Nos sentimos muito felizes em participar de um projeto voltado para o público infantil, que lhes proporciona uma aproximação com a cidadania, respeito, empatia e amor ao próximo. A Faculdade Estácio se orgulha dessa parceria com a Secretaria de Saúde e não medirá esforços para contribuir para com a formação de pessoas responsáveis, humanas e comprometidas com o bem comum”, conclui o Diretor da Estácio Macapá, Ronan Afonso.

No decorrer do projeto, equipes de profissionais do Samu, juntamente com alunos monitores de graduação, realizaram várias atividades com as crianças como: Síndrome de Kawasaki relacionado com o Coronavírus, que é uma vasculite (inflamação dos vasos) causada por um quadro inflamatório no corpo; Pediculose, doença parasitária causada por piolhos; entre outras.

 


Deixe seu comentário


Publicidade