Cidades

Raio-x com tecnologia de ponta vai auxiliar o tratamento de pacientes do Centro Covid HU

Governo do Amapá adquiriu o equipamento que proporciona imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos.


Foto: André Rodrigues

Os pacientes internados no Centro Covid-19 HU, montado no Hospital Universitário (HU), passarão a contar com um raio-x portátil para auxiliar no tratamento da doença e no acompanhamento diário do estado pulmonar dos usuários. O aparelho estará disponível a partir da quarta-feira, 17, após passar pelos últimos testes.

Adquirido pelo Governo do Amapá, o equipamento apresenta tecnologia líder de mercado, proporcionando imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos.

O administrador do Centro HU, o enfermeiro Sávio Sarquis, explicou que o novo raio-x é portátil para evitar que o deslocamento dos pacientes até uma sala com o aparelho fixo o que acarretaria maiores riscos, especialmente para os pessoas internadas na UTI.

“O aparelho vai até o leito sem que o paciente precise sair da sua fonte de oxigênio, o que evita um transporte desnecessário. Temos um equipamento de tecnologia digital, não precisa de reveladora, conseguimos ver a imagem imediatamente após o exame na tela do próprio aparelho, isso facilita muito o trabalho de toda a equipe técnica e diminui gastos com revelações”, disse.

O raio-x permite, ainda, que as imagens sejam transmitidas para os computadores e celulares via rede sem fio ou através de cabos de rede e enviadas diretamente para as estações dos consultórios médicos.

Após o encerramento do convênio com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), que cedeu o prédio do HU, o equipamento será enviado para a rede estadual de Saúde, onde dará suporte no setor de apoio e diagnóstico.


Deixe seu comentário


Publicidade