Cidades

Rayane Penha finaliza ‘Utopia’, um sonho na busca do el dorado

Amapaense é detentora de premiações em festivais de audiovisual


Douglas Lima
Da Redação

A realizadora de audiovisual Rayane Penha finaliza a produção de novo trabalho, desta vez contando a história de seu pai, Raimundo Penha, e o sonho do ouro. O documentário se chama Utopia. O projeto para a produção foi o vencedor do primeiro Edital Estadual para Audiovisual do Amapá, assinado pela Catraia Filmes, empresa de Rayane.

Amapaense de Macapá, a realizadora de audiovisual ainda criancinha foi para o garimpo Vila Nova, município de Porto Grande, onde ficou até aos dez anos de idade convivendo com a realidade inóspita do sonho de seu pai em busca do el dorado, ao mesmo tempo em que a mãe, dona Maria Ondina, labutava na roça.

A garimpagem ou a vida no garimpo ficou no imaginário de Rayane, tanto que como estudante de jornalismo da Unifap e trabalhadora de audiovisual, inscreveu-se em Edital do Canal Futura, da Rede Globo de Televisão. Foi contemplada e de sua safra surgiu ‘Carta sobre o nosso lugar – Mulheres do Vila Nova.

Rayane já participou de mais de 20 festivais nacionais de audiovisual, tendo inclusive arrebatado prêmios, a exemplo do ‘Gengibirra’, no Amapá, no Festival Imagem e Movimento, e o Melhor Documentário no Festival de AudiovisuaL Universitário, o Festival Toró, em Belém do Pará.


Deixe seu comentário


Publicidade