Realidade virtual e maior camarão na costa amapaense são destaques na 53ª Expofeira
Atrações estão disponíveis para visitação no Pavilhão Aquário de Inovação, dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá

O Governo do Estado deu início a 53ª Expofeira do Amapá, a maior feira de negócios do Norte do país nesta quinta-feira, 29, e trouxe para o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, uma imersão na realidade virtual e o maior camarão capturado em águas amapaenses. A exposição é aberta ao público de todas as idades.
Quem visitou o primeiro dia de feira, se surpreendeu com o maior camarão já encontrado na costa amapaense, o Penaeus Monodon Fabricius, mais conhecido como “camarão tigre gigante”. A espécie em exibição foi capturada por pescadores na foz do Rio Oiapoque e hoje integra a coleção de animais marinhos do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), responsável pela programação.
“A nossa coleção possui cerca de 21 mil exemplares de crustáceo e hoje estamos aqui na Expofeira com uma pequena parcela em exposição, entre elas, camarão e caranguejo. Um que está se destacando é o camarão tigre, que está fazendo sucesso com os visitantes, por ser uma espécie exótica na nossa região”, destacou o pesquisador do Iepa, Neimar Lucas.
O que também chamou a atenção de quem passou pelo estande foi a realidade virtual. A equipe de pesquisadores do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) está proporcionando aos visitantes, uma experiência completa conhecendo o cerrado, savana amapaense, áreas de florestas e terras inundadas, com imagens das pesquisas realizadas pelo Iepa.
“Estamos apresentando para quem visita o nosso estande, nossas riquezas naturais que fazem parte do estudo do ZEE, que vem sendo desenvolvido há algum tempo. Isso vai nos permitir conhecer a fundo as maravilhas e potenciais do nosso estado, então quem quiser conhecer de pertinho e ter essa experiência, é só passar aqui no estande do Iepa”, convidou o diretor-presidente do Iepa, André Abdon.
A exposição de crustáceos fica disponível para visitação ao público até essa sexta-feira, 30, mas os visitantes podem aproveitar o passeio em realidade virtual até 8 de setembro.
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade



