Cidades

Rede estadual de ensino do Amapá conquista mais de 300 premiações na 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Alunos, professores e escolas foram reconhecidos com medalhas, menções honrosas e outros prêmios


 

A educação do Amapá se destacou na 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada ao longo de 2025. Alunos, professores e escolas da rede estadual de ensino conquistaram, ao todo, 311 premiações, entre medalhas, menções honrosas e reconhecimento de desempenho.

 

Nesta edição, 20 estudantes conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze; outros 143 foram premiados nos níveis 1, 2 e 3 da competição; e 12 escolas com bom desempenho também ganharam diplomas e kits com materiais didáticos.

 

 

Além disso, a atuação de 13 professores amapaenses foi reconhecida e receberão diplomas de homenagem, medalhas e livro de apoio para formação matemática. O Amapá recebeu ainda 123 menções honrosas pela participação na Olimpíada. A entrega de todas as premiações deve acontecer no Amapá, ao longo deste ano.

 

A Obmep é realizada anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com a participação de estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio de escolas de todo o país. A competição é dividida em duas etapas, e procura incentivar e reconhecer o bom desempenho em matemática de estudantes e escolas brasileiras.

 

Além das premiações já citadas, a Olimpíada oferta ainda bolsas de estudos do Programa de Iniciação Científica e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que são entregues a estudantes com maiores destaque ao nível nacional, com bolsas de R$ 300 ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

 


Deixe seu comentário


Publicidade