Cidades

Redução de acidentes de trânsito na capital é tema de audiência pública na Câmara de Vereadores de Macapá

A audiência foi proposta pelo vereador professor Rodrigo, da Rede Sustentabilidade.


A capital amapaense continua entre as capitais brasileiras com menos acidentes de trânsito. Segundo o levantamento da Seguradora Líder, solicitado pelo seguro DPVAT, Macapá ocupa a segunda posição no ranking com menor índice de acidente, fica atrás somente de Vitória (ES). E as estratégias para uma redução ainda maior no número de registros foram debatidas em audiência pública realizada nesta quarta-feira, 4, na Câmara Municipal de Vereadores de Macapá (CMM).

O evento contou com a participação popular, vereadores, representantes de órgãos ligados ao trânsito, como a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Polícia Rodoviária Federal (PRF-AP). A audiência foi proposta pelo vereador professor Rodrigo, da Rede Sustentabilidade. Para ele, a discussão é válida e deve ser permanente, por se tratar de uma capital com mais de 500 mil habitantes, com aumento da frota de veículos e o crescimento demográfico.

“O ordenamento da cidade e o boom de atração populacional proporcionam problemas de grande centro, a exemplo da macrocefalia urbana, cuja consequência não incide apenas no lado caótico do ir e vir das pessoas, sobretudo amplia os traumas de acidente e de vítimas fatais. Imprudência, imperícia, ausência de sinalizações, poder público sempre passos atrás, impunidade, mistura de álcool e volante…são matizes das mais diversas que pintam o quadro que desejamos mudar, em Macapá para os próximos e os 300 anos que virão”, ponderou o vereador.

Durante a audiência pública, foram mencionados vários motivos causadores de acidentes de trânsito. Para o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Aldo Balieiro, um dos principais é a imprudência do condutor, em razão de que boa parte dos acidentes está relacionada a falta de atenção, excesso de velocidade e alcoolemia.

“Não adianta ter uma boa sinalização, uma malha viária de qualidade, que é o que a população mais cobra do poder público, se não tem prudência. Muitos condutores desrespeitam as regras, e para se ter redução de acidentes de trânsito, a base de tudo é a educação, o respeito e amor a própria vida e ao próximo”, disse o chefe da PRF/AP.

Uma das pessoas que fizeram uso da tribuna na Câmara de Vereadores para falar sobre acidente de trânsito foi Rubivar Nobre. Ele é pai de um jovem que morreu vítima de acidente de trânsito, no dia 29 de setembro, na Rua Socialismo, bairro Renascer, zona norte de Macapá. Durante seu pronunciamento, destacou a criação da Associação Beneficente Rubivar Junior, em homenagem ao filho.

“Infelizmente, perdemos nosso filho para imprudência de uma motorista alcoolizada, que causou o acidente e que levou Rubivar Júnior a morte. Mesmo com a dor da perda, buscamos forças para lutar. Por isso, criamos a associação para auxiliar as famílias com vítimas de acidentes de trânsito na assistência jurídica e psicológica”, comentou Rubivar Nobre.

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) atua nas fiscalizações do trânsito e desenvolve um trabalho educativo diário em escolas da rede pública, preparando futuros motoristas conscientes. Para o diretor-presidente da CTMac, André Lima, há uma soma de esforços entre os órgãos de trânsito federal, estadual e municipal para a redução dos índices de acidentes.

“É um trabalho incansável, realizamos operações conjuntas, trabalhamos a conscientização, porém, é fundamental o papel de cada cidadão. Percebemos que boa parte dos acidentes com vítimas fatais acontece à noite, pela madrugada, e isso é consequência da mistura álcool e direção das pessoas que saem das festas já quase amanhecendo. É preciso trabalhar isso junto aos donos de casas noturnas, para que comecem seus eventos cedo e também terminem cedo, isso irá trazer bons resultados”, disse o diretor-presidente da CTMac.


Deixe seu comentário


Publicidade