Cidades

Regionalização e descentralização do SUS no Amapá são discutidas em Fórum

“A ideia é que cada município apresente as suas dificuldades e propostas para que no Amapá o serviço de descentralização do SUS realmente funcione”, diz secretária Silvana Vedovelli


Douglas Lima
Editor

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza no auditório da OAB-AP o Fórum de Regionalização e Descentralização do SUS. O evento começou às 8h desta quinta-feira, 16, e termina às 12h.

O Fórum de Regionalização e Descentralização do SUS reúne gestores e técnicos de saúde de todo o estado do Amapá, bem como o coordenador de apoio à regionalização no SUS do Ministério da Saúde; Marcel Menezes, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems); e Carlos Sampaio, presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá.

O evento foi pensado e agora realizado para discutir a eficiência e a efetividade da regionalização, que fortalece o processo de descentralização e promove relações mais cooperativas e solidárias entre os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

A regionalização é um dos princípios doutrinários do SUS, que estrutura e organiza a descentralização das ações e serviços de saúde no país e se materializa por meio da organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), buscando promover a equidade, a integralidade na atenção à saúde, a racionalização dos gastos e otimização dos recursos.

 

Segundo a secretária estadual de saúde, Silvana Vedovelli, o debate sobre a regionalização e descentralização do SUS é de muita importância, especialmente num estado como o Amapá, que tem muitas áreas ribeirinhas de difícil acesso.
“A ideia é que cada município apresente as suas dificuldades e propostas para que no Amapá o serviço de descentralização do Sistema Único de Saúde realmente funcione”, disse a secretária Silvana Vedovelli, em entrevista antes da abertura do Fórum.


Deixe seu comentário


Publicidade