Cidades

Reitora da Ueap detalha informações sobre concurso público para docente

Certame oferta 120 vagas para docentes na Universidade Estadual do Amapá; remuneração ultrapassa R$ 13 mil


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

O Governo do Estado do Amapá e o Instituto AOCP publicaram nesta semana o cronograma do concurso público para professor efetivo da Universidade Estadual do Amapá (Ueap). As vagas são voltadas, em primeiro momento, a quem possua o título de mestre-doutor. Para sanar dúvidas, a reitora na Ueap, Kátia Paulino, em entrevista exclusiva ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), falou sobre o certame e informou, entre outras coisas, do número de vagas e da remuneração dos profissionais da educação.

 

“Temos abertas 120 vagas para todos os cursos da nossa universidade; é um concurso muito esperado, já que nosso último concurso foi em 2014, com edital lançado em 2013. São quase dez anos de espera e de muita demanda. Nosso público é diferenciado, onde o professor é nomeado, não demora muito e ele é alocado em outro local. Então temos um lastro de necessidade muito grande”, informou Kátia.

 

Conforme dito pela reitora, a remuneração dos professores com grau mestre-doutor da Universidade Estadual do Amapá é, inicialmente, de R$ 13 mil por mês, fora as gratificações. “Temos um plano de remuneração e carreiras aprovado desde 2014, e o salário da universidade, em termos docentes, até pouco tempo foi um dos melhores do Brasil. Então, estamos um pouco acima das demais universidades e Institutos federais”, disse Kátia.

 

A Universidade Estadual do Amapá, que recentemente completou 17 anos, teve, até o momento, dois outros certames: “Tivemos dois concursos, um em 2012, do quadro efetivo de professor; foram ofertadas 82 vagas para docentes, e em 2014 tivemos o segundo, com 112 vagas. Este concurso de 2023 é o maior de nossa história”, declarou a reitora.

 

Sobre vagas para especialistas, Kátia informou: “Nosso perfil de formação no estado ainda é muito aquém da necessidade das universidades. Diante disso, pensamos em um edital com previsão de inscrição em duas etapas. Vamos abrir para mestres e doutores, e caso aquela vaga tenha menos de cinco inscrições, abriremos outra etapa de inscrições em que especialistas poderão se inscrever”, concluiu a reitora.

 

Atualmente, a Universidade Estadual do Amapá conta com aproximadamente três mil alunos, sendo esses da graduação e pós-graduação, divididos entre os 16 cursos já ofertados pela instituição, sem contar, ainda, os futuros estudantes do curso de direito, aprovado recentemente.

 


Deixe seu comentário


Publicidade