Cidades

Renan Calheiros diz que não cabe ao PMDB ‘pleitear’ comando do

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou que o PMDB não pode “pleitear” a titularidade do Ministério da Educação após a saída de Cid Gomes. Segundo Renan, é preciso ter presente a “lógica do presidencialismo”.



 

O então ministro da Educação, Cid Gomes, entregou o cargo à presidente após discutir com deputados no plenário da Câmara. A presidente Dilma Rousseff disse que a troca no comando da pasta será feita “o mais rápido possível.”

“O PMDB, no presidencialismo, ele não pode pleitear nada. A presidente, quando entende que é importante a participação do partido em alguma pasta, a presidente convida. Mas é preciso que nós tenhamos presente a lógica do presidencialismo”, afirmou o presidente do Senado.

Renan Calheiros chegou à Casa dizendo que não iria falar com a imprensa mas, diante da insistência, conversou rapidamente com os jornalistas. Ao ser perguntado se, como presidente do Congresso, achou que a postura do ex-ministro Cid Gomes de chamar os deputados de “achadores” e “oportunistas” foi desrespeitosa, Renan Calheiros se limitou a dizer: “depois eu falo.”

Demissão
Depois de abandonar o plenário em meio à sessão, Cid Gomes foi ao Palácio do Planalto e pediu demissão à presidente Dilma Rousseff, que aceitou imediatamente. A exoneração de Cid Gomes já foi publicada no Diário Oficial da União.

O pedido ocorreu logo depois de o ministro participar na Câmara dos Deputados de sessão em que declarou que deputados “oportunistas” devem sair do governo.


Deixe seu comentário


Publicidade